Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/889185
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2010
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MARTINS, G. C. F.
BARREIROS, D. C.
PEREIRA, L. G. R.
VELOSO, C. M.
PINHEIRO, E. R. G.
OLIVEIRA, L. S.
Additional Information: Giselle Caroline Fernandes Martins, Pós-graduando, UFRB - Cruz das Almas - BA.; Diego Cabral Barreiros, UESB - Itapetinga; LUIZ GUSTAVO RIBEIRO PEREIRA, CNPGL; Cristina Mattos Veloso, UFV - Viçosa, MG.; Emmanuel Emydio Gomes Pinheiro, Graduando, UFRB - Cruz das Almas, BA.; LEANDRO SILVA OLIVEIRA, CNPC.
Title: Teores de matéria seca e proteína bruta, nitrogênio amoniacal e pH de silagem de gliricídia aditivados com diferentes co-produtos.
Publisher: In: CONGRESSO NORDESTINO DE PRODUÇÃO ANIMAL, 6.; SIMPÓSIO NORDESTINO DE ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES, 7.; FÓRUM DE COORDENADORES DE PÓS GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL DO NORDESTE, 1.; FÓRUM DE AGROECOLOGIA RO RIO GRANDE DO NORTE, 1., 2010, Mossoró. Anais... Mossoró: Sociedade Nordestina de Producao Animal; UFERSA, 2010. 3 f. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Alimentação animal.
Description: Objetivou-se avaliar os teores de matéria seca (MS), proteína bruta (PB), nitrogênio amoniacal (N-NH3/N-T) e pH da silagem de Gliricídia in natura, emurchecida e aditivada com 10% do peso verde com sorgo (grão moído), raspa de mandioca e co-produto de vitivinícola com um, três, cinco, sete, 14, 28 e 56 dias de fermentação em silos experimentais de PVC (50x10cm). O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado. As médias foram comparadas pelo teste SNK (P<0,01) e os dias de abertura foram submetidos ao estudo de regressão para as variáveis avaliadas. A adição do sorgo, raspa de mandioca e co-produto de vitivinícola reduziram os valores de pH (4,64; 4,69 e 4,33, respectivamente) e de PB (24,13; 20,63 e 24,23%). O conteúdo de N-NH3/N-T aumentou com o decorrer dos processos fermentativos e a proteólise não estabilizou durante os 56 dias de fermentação.
Thesagro: Silagem
Gliricídia
Fermentação.
Data Created: 2011-05-20
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AACTeoresdemateriaseca.pdf61,27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace