Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/890320
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Rondônia - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 1-Jun-2011
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SANTOS, M. G. R. dos
SALMAN, A. K.
SANTOS, L. O.
TOWNSEND, C. R.
PEREIRA, R. G. de A.
Informaçães Adicionais: Marcio Gregório Rojas dos Santos, Bolsista, Embrapa Rondônia.; ANA KARINA SALMAN, CPAF-RO; Leilane Oliveira Santos, Graduanda, FIMCA; CLAUDIO RAMALHO TOWNSEND, CPAF-RO; RICARDO GOMES DE ARAUJO PEREIRA, CPAF-RO.
Título: Composição químico-bromatológica de resíduos agroindustriais da região de Porto Velho-Rondônia.
Edição: 2011
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ZOOTECNIA: ZOOTEC, 21., 2011, Maceió. Inovações tecnológicas e mercado consumidor: anais... Maceió: UFAL: ABZ, 2011.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Análise bromatológica.
Conteúdo: O estudo foi conduzido no Laboratório de Análise de Solos e Plantas da Embrapa Rondônia, em Porto Velho. Foram utilizados os seguintes resíduos da agroindústria, farinha de pupunha (Bactris gasipaes Kunth) e torta de cupuaçú (Theobroma grandiflorum, Willd. Exp Spreng). Os resíduos foram obtidos na agroindústria do projeto RECA (Reflorestamento Econômico Consorciado e Adensado) localizado no distrito de Nova Califórnia, município de Porto Velho-Rondônia. Os resultados das análises bromatológicas dos resíduos demonstraram que a farinha de pupunha continha (valores expressos em % da MS): 94,35 matéria seca-MS, 5,84 de proteína bruta-PB, 56,46 de fibra em detergente neutro-FDN, 9,17 de fibra em detergente ácido-FDA, 1,35 de matéria mineral-MM, 47,26 de hemicelulose-HMC e 93,60 de matéria orgânica-MO. Para a torta de cupuaçú os valores foram de: 93,52 de MS, 12,59 de PB, 54,73 de FDN, 43,47 de FDA, 4,36 de MM, 11,26 de HC e 89,15 de MO. De acordo com a composição uímico-bromatológica dos resíduos, os mesmos demonstram elevado potencial para serem utilizados na dieta de ruminantes. Contudo necessitam estudos com a utilização de animais para verificar o desempenho digestivo dos resíduos.
Thesagro: Bactris Gasipaes
Theobroma Grandiflorum.
Ano de Publicação: 2011
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FOR196.pdf116,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace