Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/896735
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Rondônia - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GIACHETTO, P. F.
OKURA, V. K.
IBELLI, A. M. G.
SALMAN, A. K.
REGITANO, L. C. de A.
Additional Information: POLIANA FERNANDA GIACHETTO, CNPTIA; Vagner Katsumi Okura, UNICAMP; Adriana Mércia Guaratini Ibelli, UFSCar; ANA KARINA DIAS SALMAN, CPAF-RO; LUCIANA CORREIA DE ALMEIDA REGITANO, CPPSE.
Title: Identificação de mecanismos envolvidos na resposta de bovinos ao carrapato Rhipicephalus microplus.
Publisher: In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 48., 2011, Belém. O desenvolvimento da produção animal e a responsabilidade frente a novos desafios: anais. Belém: SBZ, 2011.
Language: pt_BR
Keywords: Expressão gênica
Microarranjos
Redes gênicas
Description: O objetivo desse trabalho foi identificar grupos de genes envolvidos na resposta de bovinos à infestação artificial com o carrapato Rhipicephalus microplus, por meio da construção de redes gênicas. Dados de um experimento com microarranjos, provenientes da hibridização de amostras de pele de fêmeas cruzadas Senepol x Nelore, Angus x Nelore e Nelore, obtidas antes (A) e (D) após a infestação artificial com o carrapato, foram analisados por meio de uma metodologia de construção de redes baseada em co-expressão gênica (WGCNA). Os dados foram pré-processados usando os pacotes affy e gcrma do R/Bioconductor e as redes de co-expressão identificadas separadamente para cada grupo (A e D), pelo pacote R/WGCNA. As redes foram comparadas e os módulos não conservados entre os dois grupos foram identificados a partir de um teste de correlação dos valores de conectividade. Nossa análise identificou 8 módulos de genes co-expressos, sendo um deles (6) não conservado entre os grupos. O modulo 6 (n=85 genes) mostrou-se enrique ido para o processo biológico Proteólise, sugerindo o envolvimento desse processo e dos genes identificados (ADAMTS4, CASP4, C3, CFB, PRSS22 e SPCS3) na resposta dos animais à infestação.
Data Created: 2011-07-26
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Identificacaodemecanismos.pdf126,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace