Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/897450
Título: Potencial de populações segregantes de feijão-caupi para biofortificação de grãos.
Autoria: MOURA, J. de O.
ROCHA, M. de M.
GOMES, R. L. F.
SILVA, K. J. D. e
FREIRE FILHO, F. R.
FRANCO, L. J. D.
SOUZA, C. M. B. de
LIMA, L. R. L.
Afiliação: JEANE DE OLIVEIRA MOURA, UFPI; MAURISRAEL DE MOURA ROCHA, CPAMN; REGINA LÚCIA FERREIRA GOMES, UFPI; KAESEL JACKSON DAMASCENO E SILVA, CPAMN; FRANCISCO RODRIGUES FREIRE FILHO, CPAMN; LUIS JOSE DUARTE FRANCO, CPAMN; CARLOS MIZAEL BEZERRA DE SOUZA, UFPI; LAIZE RAPHAELLE LEMOS LIMA, UFPI.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: REUNIÃO DE BIOFORTIFICAÇÃO NO BRASIL, 4., 2011. Teresina. Palestras e resumos...Rio de Janeiro: Embrapa Agroindústria de Alimentos; Teresina: Embrapa Meio-Norte, 2011.
Páginas: 5 p.
Conteúdo: O feijão-caupi (Vigna unguiculata (L.) Walp.) é uma excelente fonte de proteínas, vitaminas e minerais e representa o alimento básico, principalmente, da população carente do nordeste brasileiro. A biofortificação do feijão-caupi representa uma das estratégias de combate à desnutrição dessas populações, por meio do aumento dos teores de nutrientes nos grãos, via melhoramento genético. Este trabalho objetivou avaliar populações segregantes de feijão-caupi para a biofortificação dos teores de proteína, ferro e zinco nos grãos. Realizaram-se cruzamentos entre os genótipos parentais BRS Xiquexique (P1), IT-98K-205-8 (P2) e IT-97K-1042-3 (P3), incluindo os seus recíprocos (P1 x P2, P2 x P1, P1 x P3 e P3 x P1) e retrocruzamentos das gerações F1 com P1. As gerações F1, resultantes dos cruzamentos e dos retrocruzamentos, foram avançadas para as gerações F2 e F3. Os genótipos parentais e as populações F3 foram avaliados no campo experimental da Embrapa Meio-Norte, em Teresina, PI, em delineamento de blocos casualizados, com quatro repetições. Avaliaram-se os seguintes caracteres: teor de proteína, teor de ferro e teor de zinco. Os caracteres nutricionais apresentam baixo componente genético na expressão do fenótipo, exceto o teor de proteína, em que a seleção fenotípica é mais eficiente. Maior sucesso na biofortificação dos teores de proteína poderá ser obtido por meio da seleção dentro da população F3C4. A população F3RC4 apresenta maior potencial para o desenvolvimento de cultivares biofortificadas para os teores de ferro e zinco nos grãos de feijão-caupi.
Thesagro: Variedade
Vigna Unguiculata
Palavras-chave: Melhoramento genético
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Potencialdepopulacoes.pdf105,96 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace