Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/897598
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BRAGA, D. L.
ANDRADE JUNIOR, A. S. de
DUARTE, J. A. L.
MORAIS, E. L. C.
NOLÊTO, D. H.
Additional Information: DARLAN L. BRAGA, UFPI; ADERSON SOARES DE ANDRADE JUNIOR, CPAMN; JOSÉ ADILBERTO L. DUARTE, UFPI; EDDIE L. C. MORAIS, UFC; DÔNAVAN H. NOLÊTO, UFPI.
Title: Crescimento de cana-de-açúcar (1ª Soca) sob diferentes níveis de irrigação.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRICOLA, 40., 2011. Cuiabá. Geração de tecnologias inovadoras e o desenvolvimento do cerrado brasileiro: anais. Cuiabá: SBEA, 2011.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Keywords: Análise de crescimento.
Description: O cultivo de cana-de-açúcar sob irrigação adquiriu importância sócio-econômica na região Nordeste, impulsionado pela necessidade de bioenergia. A análise de crescimento é considerada o teste padrão para a identificação das fases fenológicas da planta. Este trabalho teve como objetivo determinar o crescimento de cana-de-açúcar (Saccharum officinarum L.), 1ª soca, cultivar RB867515, sob diferentes níveis de irrigação (W). O ensaio foi implantado no campo experimental da Usina COMVAP ? Açúcar e Álcool Ltda., município de União, PI, utilizando-se delineamento de blocos casualizados, com os tratamentos dispostos em fatorial fracionado 1/5 de 5x5x5 (W x N x K), com duas repetições. Foram realizadas seis amostragens, coletando-se dois colmos em cada tratamento para avaliação de caráter biométrico. Avaliou-se o comprimento do colmo (CC), diâmetro do colmo (DC), Numero de folha (NF), área foliar (AF) e matéria seca total (MST). Houve influência positiva do fator irrigação nas variáveis biométricas, contribuindo diretamente para produção final da cultura, evidenciando a importância da técnica de irrigação na cultura da cana-de-açúcar. O aumento da disponibilidade de água no solo aumentou o CC, DC, NF, AF e a MST, contribuindo para o acréscimo no rendimento final.
Thesagro: Saccharum Officinarum.
Data Created: 2011-08-09
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TR01151.pdf235,02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace