Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/897658
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Rondônia - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 9-Ago-2011
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: SCHROEDER, N.
LIMA, P. P. de
CADES, M.
BRUNORO, M. R. do N.
FIORELLI-PEREIRA, E. C.
SCHLINDWEIN, J. A.
MARCOLAN, A. L.
Informaçães Adicionais: Nirvani Schroeder, Acadêmico, UNIR; Poliana Perrut de Lima, Acadêmica, UNIR; Marinês Cades, Acadêmica, UNIR; Marcelo Ricardo do Nascimento Brunoro, Acadêmico, UNIR; Elaine Cosma Fiorelli-Pereira, Docente, UNIR; Jairo André Schlindwein, Docente, UNIR; ALAERTO LUIZ MARCOLAN, CPAF-RO.
Título: Teores de matéria orgânica em diferentes sistemas de preparo de solo e sucessão de culturas.
Edição: 2011
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2011. 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Manejo
Sequência de culturas
Fertilidade do solo
Conteúdo: Para assegurar a sustentabilidade do uso agrícola do solo e minimizar ações danosas torna-se necessário a adoção de um bom sistema de manejo do solo. O objetivo do trabalho foi avaliar os teores de matéria orgânica em três profundidades (0-10,10-20 e 20-30cm)de um solo cultivado em diferentes sistemas de preparo de solo e sequência de culturas. O experimento instalado em 2007 foi conduzido em esquema de parcelas subsubdivididas 4x4x3, sendo que o fator preparo de solo foi: 1- PRT - preparo tradicional (uma operação com grade aradora e mais uma com grade niveladora), 2 - PRA - preparo alternativo (uma operação de subsolagem), 3 - PDA - plantio direto com um preparo alternativo a cada quatro anos e 4 - PDC - plantio direto contínuo. O fator seqüência de culturas foi: 1) S/F: soja - feijão; 2) S/M: soja ? milho; 3) M/F: milho-feijão; 4) M/M: milho-milho e com três repetições. O PRA apresentou maior teor de matéria orgânica (MO) e houve um decréscimo em MO com o aumento da profundidade com exceção do PRT.
Ano de Publicação: 2011
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
10632.PDF162,58 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace