Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/897661
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Rondônia - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 9-Ago-2011
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: LOCATELLI, M.
MARCOLAN, A. L.
GONÇALVES, E. L.
SILVA, D. F. da
MARCANTE, P. H.
Informaçães Adicionais: MARILIA LOCATELLI, CPAF-RO; ALAERTO LUIZ MARCOLAN, CPAF-RO; Ednaldo Lino Gonçalves, Acadêmico, FARO; Dionatha Félix da Silva, Acadêmica, UNIRON; PAULO HUMBERTO MARCANTE, CPAF-RO.
Título: Matéria orgânica, densidade e porosidade do solo submetido à trituração de capoeira em porto velho, Rondônia.
Edição: 2011
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2011. 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Queimada
Compactação do solo
Atributos físicos do solo
Amazônia Brasileira
Conteúdo: A queimada como meio para preparar áreas para plantio é considerado um método prático, rápido e barato de limpeza. Por causa do impacto ambiental e a diminuição da fertilidade do solo, tanto a médio como a longo prazo, outros métodos vem sendo estudados para diminuir os danos ambientais acarretados pelo uso do fogo. Deste modo, o manejo da capoeira por meio de corte e trituração pode ser uma opção. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da trituração de capoeira na densidade e na porosidade do solo no município de Porto Velho, Rondônia. O experimento foi realizado em três locais no município de Porto Velho, Rondônia. Foram avaliadas, logo após a trituração da capoeira, a matéria orgânica, a densidade e a porosidade do solo, em diferentes camadas de solo, em áreas com capoeira contínua e em áreas submetidas à trituração. A matéria orgânica, a densidade e a porosidade do solo não foram alteradas pela trituração da capoeira. Portanto, concluiu-se que não houve impacto negativo do uso do equipamento, para a trituração da capoeira, na matéria orgânica, densidade e porosidade do solo .
Ano de Publicação: 2011
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
23421.PDF107,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace