Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/897687
Title: Exportação e teores de macronutrientes em grãos de plantas de soja submetidas à adubação com zinco.
Authors: INOCÊNCIO, M. F.
FURTINI NETO, A. E.
RESENDE, A. V. de
VELOSO, M. P.
FERRAZ, F. M.
Affiliation: MAYKOM FERREIRA INOCÊNCIO, BOLSISTA; ANTONIO EDUARDO FURTINI NETO, UFLA; ALVARO VILELA DE RESENDE, CNPMS; MATHEUS PERES VELOSO; FERNANDA MOREIRA FERRAZ.
Date Issued: 2011
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2011.
Description: O aumento do nível tecnológico tem sido uma eficiente alternativa para a elevação da produtividade de grãos. A remoção dos nutrientes na forma de produto colhido, sem a devida reposição, é uma das formas de empobrecimento do solo. Nesse contexto, o objetivo do estudo foi avaliar os teores e a exportação de macronutrientes via grãos da soja submetida à fertilização com zinco em plantio de alta tecnologia. O experimento foi realizado em um Latossolo Vermelho Distroférrico na Embrapa Milho e Sorgo - CNPMS, no qual foram utilizadas diferentes estratégias de adubação de zinco. O delineamento foi inteiramente casualizado, composto por 16 tratamentos, com quatro repetições. A soja foi semeada com espaçamento entre linhas de 0,50 m, com um estande de 240 mil plantas ha-1. Na maturidade fisiológica foram colhidos os grãos, que foram secos, mensurados quanto à biomassa e triturados para a determinação dos teores de macronutrientes. A exportação foi calculada pelo teor e biomassa seca dos grãos. Os teores absolutos de macronutrientes não foram afetados pela adubação com zinco, enquanto que a exportação foi dependente das diferentes estratégias de restituição do micronutriente.
Thesagro: Soja
Latossolo
Glycine Max.
NAL Thesaurus: Soybeans.
Keywords: Remoção de nutriente.
Language: pt_BR
Type of Material: Parte de livro
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Exportacaoteores.pdf269,61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace