Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/897689
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SANTOS, F. C. dos
KURIHARA, C. H.
ALBUQUERQUE FILHO, M. R. de
RESENDE, A. V. de
CARVALHO, M. da C. S.
ALVARENGA, R. C.
Additional Information: FLAVIA CRISTINA DOS SANTOS, CNPMS; CARLOS HISSAO KURIHARA, CPAO; MANOEL RICARDO DE ALBUQUERQUE FILHO, CNPMS; ALVARO VILELA DE RESENDE, CNPMS; MARIA DA CONCEICAO SANTANA CARVALHO, CNPAF; RAMON COSTA ALVARENGA, CNPMS.
Title: Adubação nitrogenada e consorciação do milho com brachiaria ruziziensis em sistema plantio direto.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2011.
Language: pt_BR
Description: A produtividade do milho, bem como da forragem, quando em consórcio, pode ser influenciada pela adubação nitrogenada, bem como pelo arranjo entre as plantas. Assim, esse trabalho objetivou avaliar o efeito da adubação nitrogenada e consorciação do milho com Brachiaria ruziziensis sobre aspectos produtivos dessas culturas, em sistema plantio direto. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos ao acaso, com os tratamentos distribuídos em parcelas subdivididas, com quatro repetições. Foram testadas três modalidades de cultivo (milho solteiro, consorciado com braquiária na entrelinha e consorciado com braquiária na linha + entrelinha do milho) nas parcelas e cinco doses de N total (0, 50, 100, 150, 200 kg ha-1) nas subparcelas. Avaliaram-se o rendimento de grãos e teores de N, P e K nas folhas do milho e a matéria seca de parte aérea da braquiária. A adubação nitrogenada aumentou linearmente a produtividade do milho no cultivo solteiro, bem como aumentou os teores foliares de N. Embora a análise de variância não tenha mostrado efeito significativo, os dados dos teores foliares de K apresentaram ajuste quadrático com as doses de N, ano nível de 5% de probabilidade. Em relação às modalidades de cultivo, os teores foliares de N e P foram maiores na consorciação do milho com braquiária na linha + entrelinha, em relação às duas outras modalidades, que não diferiram entre si. A matéria seca de braquiária não sofreu influência das doses de N, sendo significativamente maior no cultivo na linha + entrelinha do milho.
Thesagro: Nitrogênio
Uréia
Grão
Rendimento
NAL Thesaurus: Nitrogen
Urea
Grains
Yields
Data Created: 2011-08-10
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Adubacaonitrogenada.pdf129,6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace