Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/897702
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 10-Ago-2011
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: BATISTA, R. O.
RESENDE, A. V. de
MOREIRA, S. G.
MARRIEL, I. E.
GOTT, R. M.
HICKAMNN, C.
CONCEIÇÃO, O. P. da
Informaçães Adicionais: RAQUEL OLIVIERA BATISTA, BOLSISTA; ALVARO VILELA DE RESENDE, CNPMS; SILVINO GUIMARÃES MOREIRA, UFSJ; IVANILDO EVODIO MARRIEL, CNPMS; RONEY MENDES GOTT, BOLSISTA; CLERIO HICKMANN, BOLSISTA; OTÁVIO PRATES DE CONCEIÇÃO, BOLSISTA.
Título: Avaliação preliminar de um processo de compostagem associado ao uso de rochas como fontes de fósforo e potássio.
Edição: 2011
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas. Uberlândia: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2011.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Agromineral
Rochagem
Conteúdo: O uso de rochas na agricultura tem-se tornado uma alternativa em complementação aos fertilizantes convencionais, podendo ser promissor, visto que há fornecimento de macro e micronutrientes para as plantas. Neste trabalho, buscou-se uma avaliação preliminar de um processo de compostagem visando aumentar o potencial de uso de rochas portadoras de fósforo e potássio como fertilizantes. Uma vez obtidos os produtos de processos de compostagem a base de misturas de esterco bovino, bagaço de cana e as rochas Verdete e Itafós, respectivamente, como fontes de potássio e fósforo, foi instalado um experimento utilizando o milheto como planta teste em casa de vegetação. O experimento foi composto por 19 tratamentos dispostos em delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições. A composição dos tratamentos foi feita com o intuito de inferir sobre a disponibilização e o aproveitamento de nutrientes pelas plantas, mediante a utilização das rochas compostadas. Foram realizados dois cultivos para avaliar o potencial agronômico dos compostos organominerais e o seu efeito residual. Avaliou-se a produção de massa seca da parte aérea na fase de pré-florescimento. Os resultados preliminares indicam que os compostos contendo as rochas promovem bom desenvolvimento das plantas, mas, nos primeiros cultivos, o efeito fertilizante das rochas é sobrepujado pela presença da fração orgânica.
Thesagro: Fertilizante
NAL Thesaurus: Fertilizers
Ano de Publicação: 2011
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Avaliacaopreliminar.pdf244,41 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace