Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898226
Título: Atributo diagnóstico do solo: saturação de bases nas propriedades em transição para o sistema agroecológico, Alto Paraíso, Rondônia.
Autoria: AUZIER NETO, J.
LOCATELLI, M.
Afiliação: Jessé Vale Auzier Neto, Mestrando, UNIR; MARILIA LOCATELLI, CPAF-RO.
Ano de publicação: 2011
Referência: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., Uberlândia, MG. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas. Anais... Uberlândia: SBCS, 2011.
Conteúdo: O município de Alto Paraíso apresenta agricultura familiar expressiva. Estes agricultores se associaram em uma Associação que está ligada a uma cooperativa que trabalha com café agroecológico entre outros produtos. O objetivo deste trabalho foi estudar a saturação de bases do solo em Latossolo Vermelho Amarelo nas propriedades rurais de agricultores familiares que fazem parte no município e o tipo de manejo do solo nas propriedades em transição para a agroecologia. A pesquisa teve como método: trabalho de campo com auxilio de entrevistas e aplicação de formulário de campo modificado da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária ? EMBRAPA-RO e análise de dados de solo. Concluiu-se que estas propriedades encontram-se em processo de transição de uma agricultura convencional e migratória para o sistema de uso agroecológico com auxílio dos Sistemas Agroflorestais ? SAF , os solos das propriedades em processo de transição para o modelo agroecológico indicaram um percentual de saturação maior que os solos das que empregam práticas convencionais, práticas de uso e manejo foram modificadas tendo em vista a baixa fertilidade do solo no local que mostrou a necessidade de adubação e calagem.
Thesagro: Latossolo Vermelho Amarelo
Saturação
Química
Palavras-chave: Distrófico
Tipo do material: Artigo em anais e proceedings
Acesso: openAccess
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAF-RO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
23422.pdf102,72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace