Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898382
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: TEIXEIRA, R. N.
CAVARIANI, C.
FRANÇA-NETO, J. B.
BALDINI, L. S.
ROSSI, R. F.
NAKAGAWA, J.
Additional Information: UNESP Botucatu; C. CAVARIANI, UNESP Botucatu; JOSE DE BARROS FRANCA NETO, CNPSO; L. S. BALDINI, UNESP Botucatu; R. F. ROSSI, UNESP Botucatu; J. NAKAGAWA, UNESP Botucatu.
Title: Porcentagem de sementes verdes, teor de clorofila e qualidade de lotes de soja.
Publisher: Informativo ABRATES, Londrina, v. 21, n. 2, ago. 2011. CD-ROM. Edição dos Anais do XVII Congresso Brasileiro de Sementes., Natal, ago. 2011.
Language: pt_BR
Description: A retenção de clorofila em sementes de soja produzidas no Brasil tem ocasionado sérios problemas aos produtores nos últimos anos. Estudos recentes revelaram relação inversa entre índice de sementes esverdeadas e intensidade da tonalidade verde dos cotilédones com a qualidade fisiológica de sementes de soja. O objetivo do estudo foi averiguar o efeito da presença de sementes verdes e de clorofila na qualidade de sementes de soja. Os tratamentos constaram de 67 lotes de sementes, de diferentes cultivares, com variações nos graus de retenção de clorofila. Em cada lote foram determinados a porcentagem de sementes verdes, utilizando-se o método visual de classificação de cores com auxílio da carta de Munsell, e o teor de clorofila, mediante extração química pelo método de Arnon (1949) adaptado no presente estudo. Ambos os parâmetros foram relacionados com a qualidade das sementes avaliada pela germinação e por testes de vigor (primeira contagem, envelhecimento acelerado, condutividade elétrica, comprimento e massa seca de plântulas) em três épocas: inicial, aos três e aos seis meses de armazenamento. Os dados obtidos foram analisados por teste de correlação. Os métodos, bioquímico e visual, utilizados para classificação dos lotes quanto à presença de clorofila e coloração verde nas sementes de soja foram satisfatórios, e correlacionados entre si, quanto maior a porcentagem de sementes verdes em um lote, maior o teor de clorofila. A análise dos dados revelou ausência de correlação entre o teor de clorofila das sementes e a qualidade avaliada pelos testes de germinação e de vigor, mas quanto maior a porcentagem de sementes verdes nos lotes, menor foi a qualidade das sementes. Conclui-se que a presença de sementes verdes em lotes de soja é indicativo de qualidade inferior, sem relação clara, no entanto, entre o teor de clorofila das sementes e a qualidade fisiológica dos lotes.
Thesagro: Soja
Semente
Qualidade
NAL Thesaurus: Soybeans
Seed quality
Data Created: 2011-08-19
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1362.pdf83.35 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace