Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898450
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Soja - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 22-Ago-2011
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: PRANDO, A. M.
ZUCARELLI, C.
FRONZA, V.
OLIVEIRA, E. A. P.
PANOFF, B.
TODA, R. M.
TOMONAGA, R. R.
SELLA, J. V.
Informaçães Adicionais: A. M. PRANDO, UEL; C. ZUCARELLI, UEL; VANOLI FRONZA, CNPSO; E. A. P. OLIVEIRA, UEL; B. PANOFF, UEL; R. M. TODA, UEL; R. R. TOMONAGA, UEL; J. V. SELLA, UEL.
Título: Formas de uréia e doses de nitrogênio em cobertura na qualidade fisiológica de sementes de trigo.
Edição: 2011
Fonte/Imprenta: Informativo ABRATES, Londrina, v. 21, n. 2, ago. 2011. CD-ROM. Edição dos Anais do XVII Congresso Brasileiro de Sementes., Natal, ago. 2011.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: A adubação nitrogenada, além de aumentar a produtividade, pode favorecer a qualidade fisiológica das sementes. O trigo no Paraná é geralmente cultivado após a cultura da soja, com isso a palha da soja e outros fatores do solo podem minimizar o efeito do nitrogênio no trigo. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de doses de adubação nitrogenada em cobertura e de diferentes formas de ureia, na qualidade fisiológica de sementes de genótipos de trigo. Os experimentos foram conduzidos em Londrina e Ponta Grossa-PR. As áreas experimentais são manejadas no sistema de plantio direto com rotação de culturas, sendo a soja a cultura anterior. Foram avaliadas sementes de três genótipos de trigo (BRS 208, BRS Pardela e IWT 04008) cultivados sob quatro doses de nitrogênio em cobertura (0, 40, 80 e 120 kg ha-1), provenientes de três formas de ureia (convencional, com inibidor de urease e protegida). A adubação nitrogenada de cobertura foi realizada durante o estádio de perfilhamento, aos 20 dias após a emergência. Avaliou-se o teor de nitrogênio nas sementes, a massa de 1000 sementes, a germinação e o vigor (primeira contagem, frio, emergência, massa seca de plântulas, envelhecimento acelerado e condutividade elétrica). Os genótipos de trigo foram analisados conjuntamente para cada local. A linhagem IWT 04008 e a cultivar BRS Pardela apresentam sementes com qualidade fisiológica superior a cultivar BRS 208. Somente em Londrina, em consequência do acamamento, as doses de nitrogênio influenciaram negativamente a massa de 1000 grãos e a condutividade elétrica e, positivamente o teor de proteína. As formas de ureia e as doses de nitrogênio não alteram a qualidade fisiológica das sementes de diferentes genótipos de trigo.
Thesagro: Trigo
Semente
Qualidade
NAL Thesaurus: Wheat
Seed quality
Ano de Publicação: 2011
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
557.pdf128,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace