Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898483
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Soja - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BALDINI, L. S.
TEIXEIRA, R. N.
CAVARIANI, C.
FRANÇA NETO, J. B.
ROSSI, R. F.
NAKAGAWA, J.
Additional Information: L. S. BALDINI, UNESP Botucatu; R. N. TEIXEIRA, UNESP Botucatu; C. CAVARIANI, UNESP Botucatu; JOSE DE BARROS FRANCA NETO, CNPSO; R. F. ROSSI, UNESP Botucatu; J. NAKAGAWA, UNESP Botucatu.
Title: Relação entre teor de clorofila e peroxidação de lipídeos em semente de soja.
Publisher: Informativo ABRATES, Londrina, v. 21, n. 2, ago. 2011. CD-ROM. Edição dos Anais do XVII Congresso Brasileiro de Sementes., Natal, ago. 2011.
Language: pt_BR
Description: O processo de degradação da clorofila em sementes de soja é fator de grande importância, uma vez que a presença de sementes verdes está relacionada com a baixa germinação e o vigor de lotes de soja. A peroxidação de lipídios pode ser considerada uma das causas de deterioração das sementes ocasionando o declínio de viabilidade e de vigor. Há relatos na literatura de que a presença do pigmento verde pode estar relacionada à produção de radicais livres que causam danos oxidativos e, prejuízos à qualidade das sementes. Assim, foi formulada a hipótese da possível associação entre a presença de clorofila com o aumento no teor de lipoperóxidos, que são produtos da oxidação dos lipídeos. O objetivo do trabalho foi, portanto, averiguar a relação entre o teor de clorofila e a peroxidação de lipídeos, buscando a razão para a baixa qualidade fisiológica de sementes verdes de soja. Para tanto, foram avaliados o teor de clorofila, a porcentagem de sementes verdes, o teor de lipoperóxidos, a germinação e o vigor (primeira contagem, envelhecimento acelerado, condutividade elétrica, comprimento e massa seca de plântulas) de 67 lotes de sementes de soja em três épocas de armazenamento. Os dados obtidos demonstraram ausência de relação entre a clorofila ou a porcentagem de sementes verdes com o teor de lipoperóxidos presente nas sementes dos lotes analisados, indicando que a peroxidação de lipídeos ocorrida não deveu-se à presença de clorofila. Contudo, foi verificada alta correlação entre a peroxidação de lipídeos e a qualidade das sementes, especialmente após o armazenamento. Sendo assim, é possível concluir que o teor de lipoperóxidos expressou relação inversa com a qualidade dos lotes de soja, independente da presença de clorofila nas sementes.
Thesagro: Soja
Semente
NAL Thesaurus: Soybeans
Seeds
Data Created: 2011-08-22
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CNPSO)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1361.pdf129.24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace