Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898875
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pantanal - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: GOMES, E. G.
MELLO, J. C. C. B. S. de
ABREU, U. G. P. de
CARVALHO, T. B. de
ZEN, S. de
Additional Information: ELIANE GONCALVES GOMES, SGE; JOÃO CARLOS CORREIA BAPTISTA SOARES DE MELLO, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; URBANO GOMES PINTO DE ABREU, CPAP; THIAGO BERNARDINO DE CARVALHO, CEPEA/ESALQ; SERGIO DE ZEN, CEPEA/ESALQ.
Title: Avaliação dos desempenhos econômico e socioambiental de sistemas modais de pecuária de cria com modelos dea com restrições aos pesos.
Publisher: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL, 43., Ubatuba. Anais... Ubatuba: SOBRAPO, 2011.
Language: pt_BR
Description: Este estudo avaliou o desempenho de 21 sistemas modais de produção de gado de corte que realizam apenas a fase de cria, em municípios de sete estados do Brasil. Foram propostos e aplicados dois modelos DEA BCC segundo enfoques distintos. O modelo econômico mede a capacidade de um sistema de produção de gerar receita com preservação da mata nativa, usando trabalho, capital e gastos correntes.No modelo socioambiental o fator de produção ?mão de obra? é output e o interesse é avaliar se capital e custos geram benefícios econômicos, ambientais e sociais. Restrições aos pesos foram impostas às variáveis de output de cada o modelo para explicitar os enfoques e impedir resultados incoerentes. Os resultados apontaram fontes de ineficiências em função de mão de obra com baixa qualificação e utilização de touros de qualidade questionável, situação comum nos sistemas extensivos, importantes gargalos dos sistemas pecuários como um todo.
Thesagro: Pecuária.
Data Created: 2011-08-25
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAP)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
87380.pdf288,51 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace