Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898879
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BARROS, D. L.
COELHO, E. F.
SILVA, A. C. P. da
CONCEIÇÃO, B. S.
Porto, G. M.
Additional Information: DAMIANA LIMA BARROS, CNPQ; EUGENIO FERREIRA COELHO, CNPMF; ANA CARINA PIRES DA SILVA, CNPMF; BEATRIZ SANTOS CONCEIÇÃO, UFRB; GABRIEL MENDES PORTO, UFRB.
Title: Condutividade elétrica e nitrato no extrato de saturação do solo fertirrigado com duas fontes nitrogenadas.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. Uberlândia: SBCS; UFU; ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
Language: pt_BR
Keywords: Fonte de Nitogênio
Nitrato de cálcio.
Description: Atualmente, a forma tradicional de adubação em cultivos irrigados vem sendo substituída pela aplicação de fertilizantes via água de irrigação. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da aplicação alternada de uréia e nitrato de cálcio por fertirrigação na condutividade elétrica do extrato de saturação do solo e na concentração de nitrato em duas profundidades ao longo de um ciclo da bananeira cv Grand Naine. O trabalho foi desenvolvido na área experimental da Embrapa Mandioca e Fruticultura, Campus de Cruz das Almas - BA (12º48?S; 39º06?W; 225 metros). O clima da região é classificado como úmido a sub-úmido, com uma pluviosidade média anual de 1.143 mm. O experimento seguiu um delineamento em blocos casualizados com cinco repetições. Os tratamentos consistiram no uso de duas fontes nitrogenadas (uréia e nitrato de cálcio) aplicadas com diferentes frequências de alternância ao longo do ciclo. As amostras do solo para obtenção do extrato de saturação foram retiradas numa frequência mensal. As leituras de condutividade elétrica do extrato de saturação foram feitas com um condutivímetro de bancada e as de concentração de NO-3, com uso de um kit especifico para estimativa do íon. Os resultados da análise de variância mostraram que os tratamentos tiveram efeito significativo na condutividade elétrica do extrato de saturação do solo em profundidade de 0,3m e no tratamento mensal em relação aos demais tratamentos. A concentração de nitrato foi maior nos tratamentos alternados com maior frequência e na profundidade de 0,3m.
Thesagro: Fertirrigação
Solo
Uréia.
Data Created: 2011-08-26
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
23312.pdf245,01 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace