Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898932
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 26-Ago-2011
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: OLIVEIRA, K. G. de
MENDES, F. F.
GUIMARAES, L. J. M.
GUIMARAES, P. E. O.
PARENTONI, S. N.
MARRIEL, I. E.
REIS, D. P. dos
TAVARES, R. B.
GOMES, P. H. F.
Informaçães Adicionais: KÊNIA GRASIELLE DE OLIVEIRA; FLÁVIA FERREIRA MENDES; LAURO JOSE MOREIRA GUIMARAES, CNPMS; PAULO EVARISTO DE O GUIMARAES, CNPMS; SIDNEY NETTO PARENTONI, CNPMS; IVANILDO EVODIO MARRIEL, CNPMS; DENISE PACHECO DOS REIS; RAFAELA BARBOSA TAVARES; PAULO HENRIQUE FERREIRA GOMES.
Título: Caracterização de híbridos de milho quanto à eficiência no uso de nitrogênio.
Edição: 2011
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 6., 2011, Búzios. Panorama atual e perspectivas do melhoramento de plantas no Brasil. [Búzios]: SBMP, 2011.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: Os objetivos deste trabalho foram caracterizar híbridos de milho experimentais quanto à eficiência e resposta à utilização do nitrogênio (N) e verificar se a utilização de medidas de valores de clorofila, obtidas via clorofilômetro SPAD, auxiliam na seleção de híbridos mais eficientes no uso de N. Foram avaliados trinta híbridos experimentais pertencentes ao programa de melhoramento da Embrapa Milho e Sorgo, na safra de 2008/2009. Os experimentos foram conduzidos em dois ambientes contrastantes quanto ao nível de N. As características avaliadas foram: Florescimento Masculino (FM), Produtividade de grãos (PG) e medidas de valores de clorofila (SPAD). Verificouse, que a precisão experimental, medida pelo CVe, foi menor para o ambiente sem estresse para todas as características. Os híbridos com melhor desempenho produtivo considerando a média dos dois ambientes foram HTC-17, HTC-4, HTC-2, HTC-9, HTC-15, HTC-6 e HTC-13. Nesse trabalho a característica SPAD não se mostrou adequado para seleção de genótipos mais eficientes no uso de N, devido à baixa magnitude da correlação entre as medias de SPAD e produtividade de grãos (r=0,14) no ambiente de baixo N.
Thesagro: Milho
Melhoramento genético vegetal
Ano de Publicação: 2011
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Caracterizacaohibridos.pdf21,21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace