Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/898948
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Milho e Sorgo - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 26-Ago-2011
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: MACHADO, J. R. de A.
GUIMARAES, P. E. O.
GUIMARAES, L. J. M.
PARENTONI, S. N.
PACHECO, C. A. P.
SILVA, A. R. da
MEIRELLES, W. F.
EMYGDIO, B. M.
Informaçães Adicionais: JANE RODRIGUES DE ASSIS MACHADO, CNPMS; PAULO EVARISTO DE O GUIMARAES, CNPMS; LAURO JOSE MOREIRA GUIMARAES, CNPMS; SIDNEY NETTO PARENTONI, CNPMS; CLESO ANTONIO PATTO PACHECO, CNPMS; ADELMO RESENDE DA SILVA, CNPMS; WALTER FERNANDES MEIRELLES, CNPMS.
Título: Comportamento de híbridos de milho no sul do Brasil
Edição: 2011
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 6., 2011, Búzios. Panorama atual e perspectivas do melhoramento de plantas no Brasil. [Búzios]: SBMP, 2011.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: Os hibridos experimentais desenvolvidos em programas de melhoramento de milho devem ser avaliados em diferentes locais para estimar o efeito das interações e a estabilidade dos mesmos. O objetivo desse trabalho foi avaliar a presença de interação genótipo x local no Ensaio Elite Sul na safra 2010/11. Os ensaios foram conduzidos em quatro locais na safra 2010/11 Londrina, Ponta Grossa, Panambi e Passo Fundo. Cada ensaio foi constituído de 36 tratamentos com duas repetições em parcelas de duas linhas com quatro metros espaçados de 0,80m, delineamento de látice 6x6. As características avaliadas foram: altura de plantas (cm), altura de inserção da primeira espiga (cm), acamamento e quebramento (%), umidade (%) e produtividade de grãos (Kg ha-1). As análises individuais dos locais mostraram diferenças entre as produtividades dos híbridos avaliados, indicando variabilidade entre eles. A análise conjunta não apresentou interação genótipo x local significativa, a ausência de interação indica que as diferenças encontradas em cada local podem ter como principal causa a variação genética e portanto a média pode representar um bom parâmetro de seleção dos híbridos. Dentre os genótipos avaliados os híbridos 1F640-5, 1J1013, 1J1012, 1G748-5 e 1I953 apresentaram as melhores médias de produtividade e não diferiram significativamente das testemunhas P30F53 H e DKB 245 e com médias superiores ás testemunhas P32R22, BRS 1002 e BRS 1060.
Thesagro: Milho
Melhoramento genético vegetal
NAL Thesaurus: Corn
Plant breeding
Ano de Publicação: 2011
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMS)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Comportamentohibridos.pdf17,37 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace