Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/899277
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 31-Ago-2011
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: AMARAL, J. C. G. P.
RAMALHO, E. V. B. M.
SILVA, R. A. da
ALMEIDA, F. N. de
SOUZA, F. V. D.
FERREIRA, C. F.
Informaçães Adicionais: JÉSSICA CRISTINE GUIMARÃES PASSOS AMARAL, UFRB; EDÍMILLE VÍVIAN BATISTA MENEZES RAMALHO, UFRB; RANGELINE AZEVEDO da SILVA, UFRB; FRANCIELLE NUNES de ALMEIDA, UFRB; FERNANDA VIDIGAL DUARTE SOUZA, CNPMF; CLAUDIA FORTES FERREIRA, CNPMF.
Título: Caracterização molecular de abacaxizeiro visando o desenvolvimento de produtos tecnológicos biodegradáveis.
Edição: 2011
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 6., 2011, Búzios. Panorama atual e perspectivas do melhoramento de plantas no Brasil: [anais]. Búzios: Sociedade Brasileira de Melhoramento de Plantas, 2011. 1 CD ROM.
Páginas: 4 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Abacaxi
Melhoramento genético
Ananas
Conteúdo: As fibras naturais têm emergido como uma alternativa de baixo custo, pouco peso e com um apelo ambiental superior a outros materiais usados na indústria, substituindo, principalmente as fibras de vidro e gerando um impacto ambiental significativamente menor. O objetivo to presente trabalho foi avaliar a variabilidade genética entre 23 acessos de abacaxizeiro, pertencentes ao BAG-Abacaxi da Embrapa-CNPMF, contrastantes para a característica de textura de fibra ,utilizando marcador molecular do tipo ISSR (Inter-Simple Sequence Repeats). A menor distância entre os acessos foi de 0,29 entre os acessos BGA690 e BGA119 e a maior, 0,95, entre os acessos BGA83 e BGA25 e entre HB750 x 128 e BGA83. Os marcadores ISSRs foram eficientes em separar os acessos quanto à textura da coroa. Portanto, existe variabilidade genética entre os acessos avaliados, o que demonstra o grande potencial deste germoplasma para uso no melhoramento genético.
Ano de Publicação: 2011
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3434.pdf127,74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace