Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/899328
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MOTA, C. L.
SILVA, M. S. L. da
FERREIRA, G. B.
MENDONÇA, C. E. S.
CUNHA, T. J. F.
OLIVEIRA NETO, M. B.
PARAHYBA, R. da B. V.
SILVEIRA, H. L. F.
Additional Information: CAMILA LUCENA MOTA, Graduanda da UFPE; MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS; GIZELIA BARBOSA FERREIRA, COFASPI; CLÁUDIO EVANGELISTA SANTOS MENDONÇA, Bolsista CNPq; TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA; MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS; ROBERTO DA BOA VIAGEM PARAHYBA, CNPS; HILTON LUIS FERRAZ DA SILVEIRA, CNPS.
Title: Barragem subterrânea: transformando vidas no Semiárido brasileiro.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. Uberlândia: SBCS: UFU, ICIAG, 2011.
Language: pt_BR
Keywords: Captação de água de chuva
Semiárido
Pesquisa participativa
Manejo de solo e água
Irregularidade das chuvas.
Description: Devido à irregularidade das chuvas, os agricultores do Semiárido estão sempre enfrentando riscos de perdas totais ou parciais de suas safras e de sua criação. A falta de água nas comunidades do meio rural proporciona baixa qualidade de vida, êxodo rural e insegurança alimentar devido a não obtenção da colheita e consumo de alimentos com agrotóxicos. A barragem funciona como um barramento de água subterrânea, proveniente das chuvas, através de uma parede/septo impermeável que pode ser construído com alvenaria ou com uma lona plástica, ambos eficientes, diferenciando principalmente em relação ao custo. Essa tecnologia vem promovendo grandes mudanças na realidade rural, principalmente por manter uma continuidade de produção durante o período seco, permitindo assim que os agricultores diversifiquem sua alimentação e comercializem os excedentes, gerando renda e principalmente promovendo a segurança alimentar das famílias. O trabalho teve como objetivo construir o conhecimento coletivo através da pesquisa-ação, experimentação e sistematização para promover estratégias de usos eficientes e a manutenção da quantidade e qualidade da água de chuva em agroecossistemas com barragens subterrâneas nos territórios rurais do Semiárido do Nordeste Brasileiro. Os resultados deste estudo constituem oportunidade de aumento na eficiência da produção agropecuária nos agroecossistemas do sertão nordestino, aperfeiçoando a organização da família, proporcionando maior segurança alimentar pelo estímulo da diversificação do sistema produtivo e apropriação de novos conhecimentos. As barragens subterrâneas influenciam a sustentabilidade dos agroecossistemas do semiárido ao mesmo tempo em que cumpre um papel importante na democratização do acesso a água no semiárido, influenciando também, na dinâmica social destas comunidades.
Thesagro: Barragem subterrânea
Agricultura Familiar
Absorção de Água
Chuva.
NAL Thesaurus: Rain
Rainfed farming
Dams (hydrology)
Soil water storage.
Data Created: 2011-08-31
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tony22011.PDF381,78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace