Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/899373
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 31-Ago-2011
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: ALMEIDA FILHO, J. E. de
TARDIN, F. D.
LOPES, V. da S.
BARBÉ, T. C.
GODINHO, V. de P. C.
CARDOSO, M. J.
DAHER, R. F.
Informaçães Adicionais: JANEO E. DE ALMEIDA FILHO, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE; FLAVIO DESSAUNE TARDIN, CNPMS; VINÍCIUS DA S. LOPES, INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE ITUMBIARA; TATIANE C. BARBÉ, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE; VICENTE DE PAULO CAMPOS GODINHO, CPAF-RO; MILTON JOSE CARDOSO, CPAMN; ROGÉRIO F. DAHER, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE.
Título: Correlação entre parâmetros de estabilidade e adaptabilidade em híbridos de sorgo granífero.
Edição: 2011
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 6., 2011, Búzios. Panorama atual e perspectivas do melhoramento de plantas no Brasil. [Búzios]: SBMP, 2011.
Páginas: 4 p.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: Considerando a importância da cultura do sorgo granífero, esse trabalho teve objetivo de estudar os coeficientes de correlação de Sperman entre parâmetros de estabilidade e adaptabilidade obtidos por diferentes métodos. Esses parâmetros foram obtidos a partir dos resultados de rendimento de grãos de 25 híbridos de sorgo granífero, analisados em sete ambientes, por meio da realização das análises propostas por Eberhart e Russell (1966), Cruz et al. (1989) e algumas variações da metodologia de Lin e Bins (1988) proposta por Carneiro (1998). Pela correlação de Sperman é esperado obter indivíduos com parâmetros favoráveis de adaptabilidade em ambientes favoráveis, desfavoráveis e ambientes em geral; a utilização de dois ideótipos para a metodologia proposta por Carneiro (1998) se mostrou redundante e; as metodologias que se baseiam em regressão foram concordantes em discriminar híbridos estáveis e híbridos adaptados a ambientes desfavoráveis. Os métodos que se baseiam em regressão foram concordantes com os métodos de Carneiro (1998) apenas para obtenção de indivíduos que respondem a melhoria ambiental no caso do método de Eberhart e Russell (1966) considerando todos ambientes, enquanto que pelo método de Cruz et al. (1989) apenas ambientes desfavoráveis.
Thesagro: Hibrido
Sorgo.
Ano de Publicação: 2011
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
3441.pdf77,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace