Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/899585
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLVEIRA, C. C. de
ALVES, R. M.
FERNANDES, J. R. Q.
Additional Information: CHARLES COSTA DE OLIVEIRA, ALUNO UFPA; RAFAEL MOYSES ALVES, CPATU; JOSÉ RAIMUNDO QUADROS FERNANDES, ALUNO UFRA.
Title: Substituição de copa do cupuaçuzeiro utilizando clones resistentes - alternativa para controle integrado da vassoura de bruxa.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 15., 2011, Belém, PA. A ciência de fazer ciência: anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2011.
Language: pt_BR
Notes: PIBIC-2011.
Keywords: Fitossanidade.
Description: A produtividade média do cupuaçuzeiro no Estado do Pará, tem declinado nos últimos anos, em função, entre outros, de danos causados pelo fungo Moniliophthora perniciosa (Stahel) Singer. A substituição de copas de plantas susceptíveis por clones resistentes passou a ser uma estratégia interessante para convivência com essa doença. Esta pesquisa teve por objetivo verificar a performance de três cultivares resistentes na recuperação de plantas doentes de um pomar de cupuaçuzeiro. O experimento foi instalado em um pomar comercial, localizado no município de Tomé Açu, que se encontrava altamente atacado com M. perniciosa, o que inviabilizava o prosseguimento do cultivo. As plantas foram induzidas a emitir brotações novas (chupões) na porção basal da copa. Nessas brotações era realizada a enxertia, do tipo garfagem em fenda cheia. Verificou-se que após um ano da realização da enxertia a copa já se encontrava restabelecida e na safra seguinte começava a produção de frutos. Plantas com copa própria, deixadas como testemunha, que no início do trabalho já não frutificavam, apresentaram uma sensível recuperação devido à diminuição da fonte de inoculo dentro da quadra, apesar de ainda terem sido afetadas pela doença. No tocante as variáveis de produção, a cultivar Manacapuru foi a que teve o melhor desempenho nessas primeiras safras, acompanhada da cultivar Codajás. As três cultivares testadas ficaram livres da vassoura de bruxa.
Thesagro: Clone
Cupuaçu
Praga.
Data Created: 2011-09-05
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2Resumo2011CharlesEnxertiadecopaInada.pdf198,05 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace