Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/899623
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Meio-Norte - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: ROCHA, M. de M.
OLIVEIRA, J. T. S. de
SILVA, K. J. D. e
FREIRE FILHO, F. R.
BARROS, F. R.
RODRIGUES, E. V.
Additional Information: MAURISRAEL DE MOURA ROCHA, CPAMN; JOSÉ TADEU SANTOS DE OLIVEIRA, INSTITUTO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA E EXTENSÃO RURAL DO PIAUÍ; KAESEL JACKSON DAMASCENO E SILVA, CPAMN; FRANCISCO RODRIGUES FREIRE FILHO, CPAMN; FÁBIO RIBEIRO BARROS, Bolsista/CPAMN; ERINA VITÓRIO RODRIGUES, UFPI.
Title: Adaptabilidade e estabilidade produtiva de genótipos de feijão-caupi ao Semiárido Piauiense.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MELHORAMENTO DE PLANTAS, 6., 2011, Búzios. Panorama atual e perspectivas do melhoramento de plantas no Brasil. [Búzios]: SBMP, 2011.
Pages: 4 p.
Language: pt_BR
Keywords: Feijão-de-corda
Melhoramento genético
Description: O feijão-caupi ou feijão-de-corda (Vigna unguiculatada L. Walp.) é a espécie de feijão de maior mportância socioeconômica nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Este trabalho teve como objetivo avaliar para adaptabilidade e estabilidade genótipos de feijão-caupi com potencial para o mercado do semiárido piauiense. Foram avaliados 20 genótipos de feijão-caupi em quatro municípios do semiárido piauense, em delineamento de blocos casualizados, com quatro repetições. Os dados de produtividade de grãos foram submetidos a análises de variância e a adaptabilidade e estabilidade investigada por meio da análise de componentes principais e interação multiplicada-AMMI. Os genótipos e os ambientes diferiram entre si e houve comportamento diferencial dos genótipos frente às variações ambientais de locais. As linhagens melhoradas apresentam maior produtividade de grãos, relativamente às cultivares melhoradas e, estas, em relação às cultivares tradicionais. O local Assunção do Piauí é o mais estável com as variações ambientais, relativamente aos demais locais. As linhagens MNC01-611F-11, MNC01-614F-15 e MNC01-649E-2 mostraram alta adaptabilidade ao semiárido piauiense. A cultivar Paulistinha e a linhagem MNC01-631F-15 reúnem genes para adaptabilidade e estabilidade ao semiárido piauense e apresentam potencial, respectivamente, para os mercados do feijão-caupi tipo canapu e mulato.
Data Created: 2011-09-05
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPAMN)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
3778.pdf40,23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace