Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/899681
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUZA, I. S.
RODRIGUES, S. de M.
LEMOS, O. F. de
Additional Information: INGRID SALES SOUZA, ALUNA UFRA; SIMONE DE MIRANDA RODRIGUES, CPATU; ORIEL FILGUEIRA DE LEMOS, CPATU.
Title: Microenxertia em pimenta-do-reino.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 15., 2011, Belém, PA. A ciência de fazer ciência: anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2011.
Language: pt_BR
Notes: PIBIC-2011.
Keywords: Pimenta-do-reino
Microenxertia.
Description: A redução da produção de pimenta-do-reino no Brasil nos últimos anos deveu-se entre outros problemas, à ocorrência de doenças no cultivo dessa cultura, principalmente a fusariose causada pelo fungo Fusarium solani. A microenxertia tem sido utilizada por possibilitar a propagação de plantas sadias livres desse patógeno. Essa técnica vem sendo utilizada para algumas culturas resultando em sucesso no campo. Portanto, esse trabalho teve por objetivo avaliar o efeito de antioxidantes no processo de confecção de microenxertos utilizando as combinações de Piper nativa (P. columbrinum) e Piper nigrum (Cingapura e Karimunda) como porta-enxerto e enxertos, respectivamente. Os melhores resultados obtidos foram os microenxertos submetidos aos tratamentos utilizando ácido cítrico e a testemunha. Entretanto, o uso de ácido cítrico na região de pegamento favoreceu a obtenção de plântulas microenxertadas. Ademais, os microenxertos utilizando ácido ascórbico resultaram em combinações sem observação prévia dos níveis de oxidação.
Thesagro: Fusariose
Piper Nigrum.
Data Created: 2011-09-05
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
19Resumo2011microenxertia.pdf188,25 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace