Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/899914
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: RODRIGUES, S. P.
MARTORANO, L. G.
ALMEIDA, R.
OLIVEIRA, N. F. de
Additional Information: Salomão Porto Rodrigues, Instituto Federal de Educação Científica e Tecnológica do Pará; LUCIETA GUERREIRO MARTORANO, CPATU; RAIMUNDA ALMEIDA, INMET; Neide Fernandes de Oliveira, INMET.
Title: Efeitos da oscilação sul evidenciados no regime de precipitação pluvial em Santarém e Belterra.
Publisher: In: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 15., 2011, Belém, PA. A ciência de fazer ciência: anais. Belém, PA: Embrapa Amazônia Oriental, 2011.
Language: pt_BR
Notes: PIBIC-2011.
Keywords: Eventos climáticos.
Description: Objetivou-se com este trabalho avaliar efeitos da Oscilação Sul no regime de precipitação pluvial nos municípios de Belterra e Santarém, PA. Utilizou-se dados disponibilizados pelo Centro Nacional de Previsão do Tempo-NCEP e Instituto Nacional de Meteorologia-INMET de estações meteorológicas localizadas nos municípios de Santarém e Belterra, PA, respectivamente Foram utilizados dados, correspondentes a série histórica do período de 1979 a 2009, em que realizou-se uma análise exploratória para extrair medidas de dispersão e identificar marcadores climáticos nesses 31 anos de informações pluviais. Calculou-se a média aritmética, o desvio padrão, a moda, a mediana e normalizou-se a série histórica para identificar anomalias positivas e negativas associadas aos efeitos da Oscilação Sul na Amazônia. Os resultados evidenciaram que nas duas localidades há dois períodos distintos, sendo o mais chuvoso de Dezembro a Maio e o menos chuvoso de Junho a Novembro. Observou-se que o ano de 1985 foi o de maior atividade pluvial, apontando anomalias positivas e indicando efeitos da fase fria da Oscilação Sul (La Niña), tanto em Santarém quanto Belterra. O ano de 1992 foi o menos chuvoso com anomalias negativas relacionadas a fase Quente da Oscilação Sul (El Niño). A maior anomalia positiva foi associada ao evento La Niña forte de 1985 e o valor mais negativo de anomalia foi no El Niño moderado de 1992. Os efeitos de Oscilação Sul influenciam o regime de precipitação pluvial na Amazônia.
Thesagro: Chuva.
Data Created: 2011-09-06
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ResumoPibicprontocorrigidoSalomaoPortoRodrigues.pdf159,72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace