Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/903033
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Caprinos e Ovinos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 14-Out-2011
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: RODRIGUES, H. C. de A.
CAZETTA, J. O.
ORIGUELA, J. R.
SOUZA, H. A. de
Informaçães Adicionais: Helen Cristina de Arruda Rodrigues, Universidade Estadual Paulista - Unespe, Jaboticabal, SP; Jairo Osvaldo Cazetta, Unesp; Juliano Roque Origuela, Unesp; HENRIQUE ANTUNES DE SOUZA, CNPC.
Título: Fontes e doses de adubo nitrogenado na avaliação do estado nutricional em mamão.
Edição: 2011
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. [Uberlândia]: SBCS: UFU, ICIAG, 2011. 3 f. 1 CD-ROM.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: A adubação é um aspecto decisivo na produção de mudas sadias e bem nutridas. Um dos nutrientes quantitativamente mais importantes na adubação é o nitrogênio, que deve ser fornecido em dose apropriada e que pode variar dependendo do tipo de adubo a ser usado. Com o intuito de avaliar a fonte e a dose mais adequada de adubação nitrogenada para as mudas de mamoeiro, foram testados dois adubos (uréia e nitrato de amônio) e doses de nitrogênio. Para isso foi desenvolvido um experimento em condições de casa de vegetação, com vasos preenchidos com Latossolo Vermelho com 7 tratamentos (2 adubos x 3 doses de N + testemunha) e 4 repetições, perfazendo um total de 28 unidades experimentais. Cada unidade experimental foi composta por um vaso com 3 dm3 de solo, onde foram semeadas 4 sementes, com posterior raleamento mantendo uma planta por vaso. As doses consistiram na aplicação dos adubos equivalentes a: D1 = 150 mg; D2 = 300 mg e D3 = 450 mg dm3 de N, além da testemunha. As fontes utilizadas foram o nitrato de amônio e a uréia. A condução das mudas se deu por 90 dias, quando foram avaliados o teor de N nas folhas, massa de matéria seca nas folhas e total, além do acúmulo de N nas folhas e leitura do índice SPAD. O nitrato de amônio foi superior em relação à uréia para acúmulo foliar de N. Para N nas folhas as melhores doses foram a de 300 e 450 mg dm-3.
Thesagro: Mamão
Carica papaya
Nitrogênio
Muda
Ano de Publicação: 2011
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AACFontesedoses.pdf197,62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace