Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/903162
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Café - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, A. C. B. de
PEREIRA, A. A.
SILVA, F. L. da
REZENDE, J. C. de
BOTELHO, C. E.
CARVALHO, G. R.
Additional Information: ANTONIO CARLOS BAIAO DE OLIVEIRA, SAPC; ANTONIO ALVES PEREIRA, EPAMIG; FELIPE LOPES DA SILVA, EPAMIG; JULIANA COSTA DE REZENDE, EPAMIG; CÉSAR ELIAS BOTELHO, EPAMIG; GLADYSTON RODRIGUES CARVALHO, EPAMIG.
Title: Ganhos pela seleção de progênies oriundas de combinações genéticas visando a produção de cafés especiais.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 6., 2009, Vitória. Inovação científica, competitividade e mudanças climáticas: anais... Vitória: Consórcio Pesquisa Café, 2009.
Language: pt_BR
Keywords: Melhoramento genético
Qualidade da bebida
Resistência à ferrugem.
Description: O objetivo deste trabalho foi avaliar os ganhos genéticos preditos para a produção de grãos, pela seleção direta e indireta de progênies de café arábica portadoras de fatores de resistência à ferrugem, visando o desenvolvimento de cultivares para a obtenção de cafés com bebida superior e diferenciada. Foi avaliada a produção de 98 genótipos de café arábica, na Fazenda Experimental de Três Pontas - EPAMIG, nas safras de 2005 a 2008. O delineamento estatístico adotado foi o de blocos aumentados, constituído de três blocos com 96 tratamentos regulares (progênies F2) e dois comuns (testemunhas do grupo ‘Catuaí’). O plantio foi realizado em 25/02/2003, no espaçamento de 0,90 x 3,50 m, com seis plantas por parcela. Houve diferenças significativas (P<0,05) entre tratamentos para a produção de grãos em todas as colheitas avaliadas, exceto para a safra de 2005. A presença de variabilidade genética entre as progênies avaliadas permitiu a prática da seleção, com ganhos expressivos para produção. A seleção direta para essa característica proporcionou ganhos genéticos positivos, contribuindo para aumentar a freqüência de alelos favoráveis na população. Nas condições experimentais em que a presente pesquisa foi realizada, a seleção para produção de grãos pode ser efetuada na primeira safra de alta produção, sem grandes prejuízos em relação aos ganhos genéticos que seriam obtidos pela seleção com base na média de quatro colheitas.
Thesagro: Coffea Arábica.
Data Created: 2011-10-17
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Ganhospelaselecao.pdf79,99 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace