Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/903349
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 18-Out-2011
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: OLIVEIRA NETO, M. B. de
CUNHA, T. J. F.
SILVA, M. S. L. da
MARQUES, F. A.
AMARAL, A. J. do
Informaçães Adicionais: MANOEL BATISTA DE OLIVEIRA NETO, CNPS; TONY JARBAS FERREIRA CUNHA, CPATSA; MARIA SONIA LOPES DA SILVA, CNPS; FLAVIO ADRIANO MARQUES, CNPS; ANDRE JULIO DO AMARAL, CNPS.
Título: Relação solo, geologia, paisagem em ambientes da Zona da Mata Norte do Estado de Alagoas.
Edição: 2011
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. Uberlândia: SBCS: UFU: ICIAG, 2011.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Mapeamento de solo
Alítico
Levantamento de solo
Dissecamento
Geoambiente
Topossequência
Código florestal
Alagoas.
Conteúdo: Durante o mapeamento de solos do estado de Alagoas foram identificados alguns solos com características físicas pouco comuns para a região com clima tropical úmido. A região estudada apresenta uma variabilidade ambiental bastante significativa, por abranger extratos geológicos e relevos diversificados. Com base nas observações de campo, verificamos que a diferenciação dos solos na paisagem poderia estar diretamente relacionada com a variabilidade geoambiental da região. A caracterização dos solos, a sua disposição na paisagem e a relação com a geologia são de fundamental importância para o desenvolvimento da agropecuária com responsabilidade ambiental. Com base neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo principal a caracterização de três perfis de solos numa topossequência e a sua possível relação com a geologia local. Os solos foram georreferenciados, descritos e coletados para serem procedidas às análises físicas e químicas de caracterização, conforme metodologias recomendadas pela Embrapa. Foram identificados e caracterizados os seguintes solos: Argissolo Vermelho-Amarelo alítico plíntico; Latossolo Vermelho-Amarelo eutrófico típico e o Latossolo Amarelo distrocoeso típico; localizados respectivamente, no terço inferior de encosta, em superfície de nível intermediário e em topo de pequeno tabuleiro. Os solos apresentaram forte correlação com os geoambientes da região, sendo a geologia e o relevo os principais fatores de diferenciação dos mesmo na paisagem.
Thesagro: Solo
Geomorfologia
Degradação Ambiental.
NAL Thesaurus: Soil
Soil types
Ano de Publicação: 2011
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tony102011.PDF2,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace