Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/903876
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: BISPO, L. dos P.
SANTOS, J. T. L.
SILVA, N. B. G. da
KIILL, L. H. P.
SOUZA, A. V. de
AZEVEDO, S. G. de
Additional Information: LUMA DOS PASSOS BISPO, Estudante da UPE; JHONATAN THIAGO LACERDA SANTOS, Estudante da UPE; NERIMAR BARBOSA GUIMARÃES DA SILVA, Bolsista da FACEPE; LUCIA HELENA PIEDADE KIILL, CPATSA; ANA VALERIA DE SOUZA, CPATSA; SERGIO GUILHERME DE AZEVEDO, CPATSA.
Title: Resultados preliminares da extração de óleos essenciais de plantas aromáticas nativas da Caatinga em diferentes épocas do ano.
Publisher: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 6., 2011, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2011.
Pages: p. 97-102.
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Documentos, 238).
Language: pt_BR
Keywords: Óleos essenciais
Planta nativa.
Description: O estudo das plantas odoríferas resultou na descoberta de vários óleos essenciais de potencial importância econômica. Com o presente trabalho, objetivou-se avaliar o rendimento desses óleos em sete plantas nativas da Caatinga, em duas épocas distintas. A coleta foi realizada em populações naturais, localizadas nos estados de Pernambuco e Sergipe. O processo de extração do óleo essencial foi realizado por hidrodestilação, utilizando-se folhas frescas. As amostras obtidas foram armazenadas em recipientes de vidro, identificadas e mantidas em ambiente refrigerado. Os resultados preliminares mostraram que há diferença do padrão de rendimento para as sete espécies. Para a aroeira, a baraúna, a maria-pretinha e o marmeleiro não foram registradas diferenças nas quantidades produzidas nas duas coletas. Porém, para o beton, o quebra-faca e o velame, verificou-se que a produção de óleo foi maior na coleta realizada em 2011, sendo essa diferença mais acentuada na última espécie, com uma produção três vezes maior. Assim, é possível observar que a variação dos teores de óleos indica a necessidade de maior estratificação das épocas de coleta, idade das plantas e folhas, horários ao longo do dia e coleta em populações distintas. Os teores observados também indicam que as espécies do gênero Croton têm grande potencial em termos de produção de óleo.
Thesagro: Caatinga
Biodiversidade.
Data Created: 2011-10-24
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
175Luma.pdf120,06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace