Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/904037
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2009
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLIVEIRA, N. P. de
OLIVEIRA, M. do S. P. de
Additional Information: NATALIA PADILHA DE OLIVEIRA, bolsista ITI A do CNPq, CPATU
MARIA DO SOCORRO P DE OLIVEIRA, CPATU.
Title: Seleção de primers RAPD para a caracterização molecular de germoplasma de tucumã-do-amazonas (Astro-caryum tucuma Mart.).
Publisher: In: SEMINÁRIO CIENTÍFICO DA UFRA, 7.; SEMINÁRIO [DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA] DA EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL, 13.; SEMINÁRIO DE PESQUISA DA UFRA, 1., 2009, Belém, PA. Pesquisa e desenvolvimento tecnológico na formação do jovem cientista: anais. Belém, PA: UFRA: Embrapa Amazônia Oriental, 2009.
Language: pt_BR
Keywords: Palmeira
Análise genética
Marcadores moleculares
Tucumã
Description: O tucumã-do-amazonas é pal-meira perene, oleaginosa, monocaule e que vem sendo indicada como uma das alternativas de matéria prima ao mercado de biodiesel, mas pouco se conhece sobre essa espécie. Marca-dores RAPD são úteis em análises genéticas de espécies pouco estuda-das. Desta forma, buscou-se selecio-nar primers RAPD polimórficos para a caracterização de germoplasma dessa palmeira. Foram testados 113 primers RAPD em cinco amostras oriundas de Urucará, Amazonas, Brasil. A matriz binária foi utilizada para análises do número ótimo de bandas e dissimilari-dade genética. Foram selecionados 21 primers que amplificaram 102 bandas nítidas e polimórficas e permitiu a se-paração dos genótipos em cinco gru-pos. O número de bandas adequado para a genotipagem foi de 100.
Data Created: 2011-10-25
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
86.pdf87,38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace