Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/904443
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Uva e Vinho - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Data do documento: 31-Out-2011
Tipo do Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Autoria: MOURA, A. P. de
CARVALHO, G. A.
COSME, L. V.
ALVES, E.
BOTTON, M.
SILVA, P. S.
Informaçães Adicionais: ALEXANDRE PINHO DE MOURA, CNPH; GERALDO ANDRADE CARVALHO, UFLA; LUCIANO VEIGA COSME, College Station, Texas A & M University; EDUARDO ALVES, UFLA; MARCOS BOTTON, CNPUV; PATRÍCIA SOBRAL SILVA, INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO.
Título: Toxicological and ultrastructural analysis of the impact of pesticides used in temperate fruit cropson two populations of Chrysoperla externa (Neuroptera, Chrysopidae).
Edição: 2011
Fonte/Imprenta: Revista Brasileira de Entomologia, São Paulo, v. 55, n. 3, p. 411-418, set. 2011.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Agrotóxico
Manejo integrado
Crisopídeo
Microscopia eletrônica de varredura
Conteúdo: Avaliaram-se os efeitos de (g i.a. L-1) abamectina (0,02), carbaril (1,73), enxofre (4,8) fenitrotiona (0,75), metidationa (0,4) e triclorfom (1,5) sobre a sobrevivência de larvas e pupas, na oviposição de adultos e viabilidade de ovos de Chrysoperla externa de duas populações (Bento Gonçalves e Vacaria, Rio Grande do Sul). Alterações morfológicas causadas por abamectina em ovos depositados por C. externa da população de Vacaria foram avaliadas por meio de análises ultra-estruturais. Os agrotóxicos foram aplicados sobre placas de vidro. Água destilada foi utilizada como testemunha. Para avaliação da mortalidade de larvas utilizou-se delineamento experimental inteiramente ao acaso, em esquema fatorial 2 x 7 (duas populações x sete tratamentos) e para avaliação dos efeitos dos compostos sobre a capacidade de oviposição e viabilidade de ovos utilizou-se esquema fatorial 2 x 4. Carbaril, fenitrotiona e metidationa causaram 100% de mortalidade das larvas. Abamectina reduziu a viabilidade de ovos de C. externa, provenientes de larvas de terceiro ínstar de ambas as populações; entretanto, apresentou toxicidade mais elevada sobre insetos de Vacaria. Análises ultra-estruturais evidenciaram que abamectina causou deformações na micrópila e na superfície externa do córion de ovos de C. externa. Baseando-se no efeito total (E), carbaril, fenitrotiona e metidationa são prejudiciais a C. externa; triclorfom é inócuo, enquanto abamectina e enxofre são inócuos e levemente prejudiciais a larvas de terceiro ínstar oriundas de Bento Gonçalves e Vacaria, respectivamente.
Thesagro: Entomologia
Praga de planta
Inseto
Inimigo natural
Ano de Publicação: 2011
Aparece nas coleções:Artigo em periódico indexado (CNPUV)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BOTTONRBEv55n3p4112011.pdf2,65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace