Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/905027
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: COELHO, W. C. P.
DIAS, R. de C. S.
TEIXEIRA, F. A.
SILVA, L.
GAMA, R. N. C. de S.
DAMACENO, L. S.
LOPES, M. de S.
SANTOS, M. A. C. dos
ANDRADE, K. M. N. S.
Additional Information: WASHINGTON CARVALHO PACHECO COELHO; RITA DE CASSIA SOUZA DIAS, CPATSA; FÁTIMA ALVES TEIXEIRA; LEANDRO SILVA; RENATA NATÁLIA CÂNDIDO DE SOUZA GAMA; LÉIA SANTOS DAMACENO; MURITSSTAD DE SOUZA LOPES; MÁRCIA ADRIANA CARVALHO DOS SANTOS; KATYA MILENA NONATO SILVA ANDRADE.
Title: Avaliação da precocidade e de sólidos solúveis em acessos de melancia do Banco Ativo de Germoplasma de Cucurbitaceas do Nordeste brasileiro.
Publisher: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 6., 2011, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2011.
Pages: p. 91-96.
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Documentos, 238).
Language: pt_BR
Keywords: Recursos genéticos
Pré-melhoramento
Banco Ativo de Germoplasma
Cucurbitácea
Melhoramento genético.
Description: O objetivo deste trabalho foi avaliar a precocidade e os sólidos solúveis de acessos de melancia do Banco Ativo de Germoplasma de Cucurbitáceas do Nordeste brasileiro. O experimento foi conduzido na Embrapa Semiárido, Petrolina, PE, onde foram semeados 31 acessos de melancia em bandejas de poliestireno, contendo substrato comercial para hortaliças. Após 12 dias, foi realizado o transplantio para o campo, no espaçamento de 3,0 mx 0,8 m, utilizando a irrigação por gotejamento. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado com 31 tratamentos e três repetições Foi avaliado o número de dias para o surgimento da primeira flor masculina e feminina de cada planta e os teores de sólidos solúveis (ºBrix). As médias foram comparadas pelo teste de Scott- Knott a 5% de probabilidade. Os acessos BGCIA 525 e BGCIA 554 (28,2 dias) foram os mais precoces para a emissão das flores masculinas e o BGCIA 554 (33,2 dias) em relação ao aparecimento das flores femininas. O BGCIA 299 foi o mais tardio. Os sólidos solúveis variaram de 5,3 oBrix (BGCIA 51) a 8,96 oBrix (BGCIA 471). Os acessos apresentaram variabilidade genética em relação à precocidade, que deve ser considerada na multiplicação de acessos e nos trabalhos de melhoramento genético da melancia.
Thesagro: Melancia
Citrullus Lanatus.
Data Created: 2011-11-07
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
124170Washington.pdf71,4 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace