Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/905246
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sudeste - Artigo em periódico indexado (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em periódico indexado (ALICE)
Authors: MUCARI, T. B.
ALENCAR, M. M. de
BARBOSA, P. F.
BARBOSA, R. T.
Additional Information: TALITA BUTTARELLO MUCARI, Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT) - ARAGUAÍNA; MAURICIO MELLO DE ALENCAR, CPPSE; PEDRO FRANKLIN BARBOSA, PESQUISADOR APOSENTADO DO CPPSE; ROGÉRIO TAVEIRA BARBOSA, PESQUISADOR APOSENTADO DO CPPSE.
Title: Análise genética do período de gestação em animais de um rebanho Canchim: estimação de parâmetros genéticos e escolha entre modelos animais alternativos.
Publisher: Revista Brasileira de Zootecnia, v. 40, n. 6, p. 1211-1216, 2011.
Language: pt_BR
Keywords: Correlação genética
Herdabilidade
Peso ao nascimento.
Description: Os objetivos neste trabalho foram comparar modelos animais alternativos para a análise do período de gestação e verificar se essa característica possui variabilidade genética suficiente para ser incluída em programas de seleção, por meio de estimativas de herdabilidade e de correlações genéticas com os pesos ao nascimento (PN) e aos 12 meses de idade (P12), para animais de um rebanho Canchim. Foram analisadas gestações de 2.889 bezerros, 8.506 medidas de peso ao nascimento e 6.372 de peso aos 12 meses de idade. O período de gestação foi estudado como característica do bezerro (PGB) e da vaca (PGV). Os parâmetros genéticos foram estimados pela máxima verossimilhança restrita (REML). Quatro modelos animais alternativos foram testados em análises unicaracterísticas de PGB e de PGV, considerando-se efeitos fixos e combinações de três efeitos leatórios. O teste de razão de verossimilhança foi utilizado para comparação dos modelos. Análises bicaracterísticas foram feitas de PGB com peso ao nascimento e peso aos 12 meses de idade. As herdabilidades diretas de PGB variaram de 0,22 a 0,41 e as de PGV de 0,04 a 0,07. A correlação genética entre PGB e peso ao nascimento foi de 0,65 e entre PGB e P12 de 0,01. Conclui-se que o período de gestação deve ser estudado como característica do bezerro. O modelo que inclui apenas efeitos aleatórios aditivo direto e de ambiente permanente materno pode ser utilizado para análise genética desta característica e esta característica pode ser utilizada como critério de seleção.
Thesagro: Idade.
Gado de Corte
Data Created: 2011-11-08
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPPSE)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PROCI2011.00148.PDF58,83 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace