Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/905731
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Café - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2007
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MALTA, M. R.
CHAGAS, S. J. de R.
PEREIRA, R. G. F. A.
ROSA, S. D. V. F. da
Additional Information: MARCELO R. MALTA, EPAMIG; SÍLVIO J. DE R. CHAGAS, EPAMIG; ROSEMARY G. F. A. PEREIRA, UFLA; STTELA DELLYZETE VEIGA F DA ROSA, SAPC.
Title: Produtividade de lavouras cafeeiras em conversão para o sistema de produção orgânico.
Publisher: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 5., 2007, Águas de Lindóia. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2007.
Language: pt_BR
Keywords: Café orgânico
Adubação orgânica.
Description: Com o objetivo de se verificar o efeito do manejo orgânico sobre a produtividade de lavouras cafeeiras, bem como compará-lo com lavouras submetidas ao manejo convencional foi montado esse experimento no município de Lavras, MG. O experimento foi implantado em lavoura cafeeira anteriormente cultivada sob o sistema convencional, cultivar Catuaí Amarelo, espaçamento de 4,0 x 0,6 m, com 6 anos de idade. Para os tratamentos orgânicos, empregou-se o delineamento látice balanceado 4 x 4 com 5 repetições em esquema fatorial 3 x 2 x 2 além de 4 tratamentos adicionais. O fatorial constou da utilização de 3 fontes de matéria orgânica (Farelo de mamona, cama de frango e esterco bovino), com ou sem aplicação de casca de café e de adubação verde. Para efeito de comparação também havia no mesmo talhão uma lavoura submetida ao manejo convencional. Não foram observadas diferenças significativas em relação à produtividade do primeiro ano de conversão das lavouras cafeeiras submetidas ao sistema de produção orgânico quando comparadas com a lavoura convencional. Entretanto, em relação à produtividade do segundo ano de conversão, verificou-se diferenças significativas entre essas duas formas de produção, sendo que em sua maioria a produtividade das lavouras orgânicas foi inferior a da lavoura convencional. O esterco bovino não foi capaz de suprir as necessidades nutricionais do cafeeiro no segundo ano de conversão, o que foi refletido na baixa produtividade nos tratamentos em que esse adubo foi aplicado.
Thesagro: Produtividade.
Data Created: 2011-11-11
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Produtividadedelavourascafeeiras.pdf73.98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace