Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/905838
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Semiárido - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: OLIVEIRA NETO, C. A. de
PEREIRA, L. A.
TAURA, T. A.
BRITO, L. T. de L.
MELO, R. F. de
Additional Information: CÍCERO ALVES DE OLIVEIRA NETO; LUCIO ALBERTO PEREIRA, CPATSA; TATIANA AYAKO TAURA, CPATSA; LUIZA TEIXEIRA DE LIMA BRITO, CPATSA; ROSELI FREIRE DE MELO, CPATSA.
Title: Caracterização morfométrica da área de drenagem de cinco açudes a partir de técnicas de sensoriamento remoto.
Publisher: In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA EMBRAPA SEMIÁRIDO, 6., 2011, Petrolina. Anais... Petrolina: Embrapa Semiárido, 2011.
Pages: p. 41-47.
Series/Report no.: (Embrapa Semiárido. Documentos, 238).
Language: pt_BR
Keywords: Morfometria
SIG
Geoprocessamento
Rio Pontal.
Description: Este trabalho apresenta estudos realizados na Bacia Hidrográfica do Rio Pontal, onde foram aplicadas técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto para a geração de dados para a caracterização morfométrica. Através de imagens do satélite SRTM, foi possível extrair informações como curvas de nível, forma do relevo, rede de drenagem e declividade para as análises morfométricas de cinco açudes: Gavião, Comprida, Jatobá de Comprida, Mandi e Poço do Canto. Todos se localizam no rio principal - Pontal - e em sequência, onde realizou-se estudo das suas estruturas de drenagem. A partir dos dados morfométricos, foram gerados dados das microbacias alimentadas por estes açudes como a área de captação, perímetro, densidade de drenagem e forma superficial de cada microbacia. As cinco microbacias apresentaram baixo grau de desenvolvimento do sistema de drenagem. Observou-se que as microbacias variam de área superficial de 18,47 km² a 246,22 km², e com comprimento da área de drenagem de 4,26 km a 32,13 km. A forma das microbacias são irregulares e menos sujeitas a enchentes e, consequentemente, com baixa capacidade de captação de água de chuva, principalmente os dois açudes que localizam-se na parte central da sequência.
Thesagro: Açude
Bacia Hidrográfica
Sensoriamento Remoto.
Data Created: 2011-11-11
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATSA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
96Cicero.pdf1,1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace