Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/905975
Title: Caracterização de sistemas de manejo de bacurizeiro (Platonia insignis mart.) nas mesorregiões do Nordeste paraense e do Marajó, estado do Pará.
Authors: MENEZES, A. J. E. A. de
SCHÖFFEL, E. R.
HOMMA, A. K. O.
Affiliation: ANTONIO JOSE ELIAS A DE MENEZES, CPATU; Edgar Ricardo Schöffel, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; ALFREDO KINGO OYAMA HOMMA, CPATU.
Date Issued: 2010
Citation: Amazônia: ciência e desenvolvimento, Belém, PA, v. 6, n. 11, p. 49-62, jul./dez. 2010.
Description: O bacurizeiro (Platonia insignis Mart.) é uma espécie arbórea de porte médio a grande com aproveitamento frutífero, madeireiro e energético, com centro de origem na Amazônia Oriental. Assume importância econômica nos estados do Pará, Maranhão e Piauí, onde se concentram densas e diversificadas populações naturais, em áreas de vegetação secundária. O objetivo deste estudo foi identificar e observar as práticas realizadas nos sistemas (extrativo, manejado e plantado) desenvolvidos pelos agricultores familiares das mesorregiões do Nordeste Paraense e Marajó, tendo em vista o seu potencial de crescimento como produto para agroindústria e para a recuperação de áreas degradadas na Amazônia Oriental. A amostra foi constituída por 108 agricultores familiares das duas mesorregiões, todos georeferenciados com os quais foram abordados aspectos relativos à disponibilidade de bacurizeiros em seus estabelecimentos, o tipo de manejo e as práticas adotadas. Espera-se, com a adoção de manejo adequado desses sistemas, a transformação de roçados abandonados em pomares de bacurizeiros com espaçamento definido, os quais poderiam ser viabilizados mediante a utilização de linhas de crédito específicas.
Thesagro: Agricultura Familiar
Bacuri
Manejo.
NAL Thesaurus: Amazonia.
Keywords: Marajó
Pará.
Language: pt_BR
Type of Material: Artigo de periódico
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em periódico indexado (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
n11caracterizacaosistema2.pdf603,74 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace