Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/906378
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Café - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 18-Nov-2011
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: FRANCO, R. A.
REIS, P. R.
ZACARIAS, M. S.
ALTOÉ, B. F.
Informaçães Adicionais: RENATO A. FRANCO, UFLA/DEN; PAULO R. REIS, EPAMIG-CTSM/EcoCentro; MAURICIO SERGIO ZACARIAS, SAPC; BERNARDO F. ALTOÉ, EPAMIG.
Título: Potencial de predação de três espécies de fitoseídeos sobre Oligonychus ilicis (McGREGOR, 1917)(Acari: Tetranychidae).
Edição: 2007
Fonte/Imprenta: In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 5., 2007, Águas de Lindóia, SP. Anais... Brasília, DF: Embrapa Café, 2007.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Ácaro-vermelho do cafeeiro.
Conteúdo: O ácaro-vermelho, Oligonychus ilicis (McGregor, 1917), é um dos principais ácaros fitófagos do cafeeiro (Coffea spp.), sendo responsável por causar o bronzeamento nas folhas e como conseqüência do ataque há redução da capacidade fotossintetizadora das mesmas. Ácaros pertencentes à família Phytoseiidae são considerados os mais importantes e estudados dentre os predadores de ácaros-praga. O objetivo deste trabalho foi avaliar o potencial de predação de Iphiseiodes zuluagai Denmark & Muma, 1972; Euseius citrifolius Denmark & Muma, 1970 e Amblyseius herbicolus (Chant, 1959) (Acari: Phytoseiidae) sobre as diversas fases do desenvolvimento de O. ilicis. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado com cinco tratamentos: testemunha sem predador, larva, ninfa e adulto: macho (exceto para A. herbicolus) e fêmea do predador, com dez repetições. Cada repetição constou de uma arena (disco de folha de cafeeiro, Coffea arabia L.), onde foram colocados 25 ácaros O. ilicis e um ácaro predador, em experimentos independentes. Após 24 horas, observou-se que a fase de fêmea adulta dos predadores foi a mais eficiente na predação, seguida pela fase de ninfa, macho e larva. Adultos de O. ilicis não foram preferidos para predação por todas as fases do desenvolvimento dos ácaros predadores e as larvas foram as preferidas.
Thesagro: Coffea Arábica
Controle Biológico.
NAL Thesaurus: Phytoseiidae.
Ano de Publicação: 2007
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (SAPC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Potencialdepredacao.pdf108,71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace