Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/906763
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Informática Agropecuária - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FASIABEN, M. do C. R.
MAIA, A. G.
BARIONI, L. G.
LAZOU, J.
Additional Information: MARIA DO CARMO RAMOS FASIABEN, CNPTIA; ALEXANDRE GORI MAIA, IE/UNICAMP; LUIS GUSTAVO BARIONI, CNPTIA; JAMES LAZOU, IE/UNICAMP.
Title: Avaliação dos componentes da pegada ecológica brasileira no contexto mundial e o papel da bovinocultura.
Publisher: In: CONGRESSO DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E SOCIOLOGIA RURAL, 49., 2011, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: SOBER, 2011.
Pages: p. 1-19.
Language: pt_BR
Notes: SOBER 2011.
Keywords: Pegada ecológica
Mitigação de gases do efeito estufa.
Description: O presente trabalho trata da relevância de ações de enfrentamento das condicionantes ambientais ligadas à pecuária brasileira, como forma de alavancar seu crescimento com o mínimo de danos ao meio ambiente. O indicador ambiental Pegada Ecológica (PE) expressa a pressão do consumo humano sobre o meio ambiente, no Brasil e no mundo. A partir de dados internacionais da Global Footprints Network procedeu-se ao agrupamento de países segundo a participação de cada um dos principais componentes que integram a PE. Cinco grupos foram encontrados, estando o Brasil enquadrado naquele que se caracteriza pela predominância de uma bovinocultura extensiva em pastagens e, relativamente, baixo consumo de energia fóssil (grupo 3). No caso brasileiro, o componente ?pastagens? da PE é o que tem maior peso no indicador nacional, cerca de 32%. O trabalho discute as alternativas que vêm sendo apresentadas para a mitigação das emissões de gases de efeito estufa pela pecuária bovina, e conclui que, entre os países do grupo 3, especialmente o Brasil, existem condições para a expansão sustentável da bovinocultura em função da atual subexploração do potencial produtivo das áreas de pastagens e dos rebanhos bovinos. Ressalta-se, ainda, a necessidade de pesquisas nacionais que quantifiquem as emissões e remoções de gases de efeito estufa e que permitam a comparação entre os diferentes sistemas de produção praticados e os recomendados, quanto ao seu potencial de mitigação.
Thesagro: Bovinocultura.
NAL Thesaurus: Greenhouse gases
Cattle
Risk reduction
Data Created: 2011-11-22
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPTIA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1197.pdf529,11 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace