Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/907620
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Soja - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 29-Nov-2011
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: FRANCHINI, J. C.
MORAES, M. T. de
DEBIASI, H.
DIAS, W. P.
RIBAS, L. N.
SILVA, J. F. V.
Informaçães Adicionais: JULIO CEZAR FRANCHINI DOS SANTOS, CNPSO; MOACIR TUZZIN DE MORAES, UFSM - Estudante; HENRIQUE DEBIASI, CNPSO; WALDIR PEREIRA DIAS, CNPSO; LUIZ NERY RIBAS, APROSOJA - Gerente Técnico; JOAO FLAVIO VELOSO SILVA, CPAMT.
Título: Variabilidade espacial de atributos químicos do solo e relação com os danos pelo nematoide das lesões radiculares em soja.
Edição: 2011
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. Uberlândia: SBCS: UFU: ICIAG, 2011.
Páginas: 4 p.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: O nematoide das lesões radiculares representa, atualmente, um importante desafio para a produção de soja e outras culturas de importância econômica na região Central do Brasil, devido a sua ocorrência generalizada e à ausência de cultivares resistentes e estratégias adequadas para o seu manejo. Com o objetivo de estabelecer práticas de manejo cultural para minimizar o problema, foi estabelecida na safra 2010/2011 em Vera-MT uma metodologia de estudo a campo visando o mapeamento da ocorrência dos sintomas do nematoide e sua relação com atributos químicos do solo. Os resultados indicam maior relação entre a redução de altura das plantas de soja e os valores de pH, alumínio (Al), cálcio (Ca) e magnésio (Mg) e os atributos derivados como a soma de bases (S) e a saturação por bases (V). A altura das plantas de soja apresentou melhor relação com esses atributos quando o valor limiar foi de 4,70, 0,08, 1,20, 0,49, 2,00 e 31,0 para pH, Al, Ca, Mg, S e V, respectivamente. A população de nematoides nas raízes da soja não foi relacionada com os atributos químicos ou com a altura das plantas. Os resultados sugerem que as reboleiras ocorrem nas áreas mais ácidas devido a maior suscetibilidade da cultura ao ataque dos nematoides das lesões radiculares. A correção criteriosa e homogênea da acidez do solo em áreas arenosas é uma estratégia importante para minimizar a formação de reboleiras.
Thesagro: Química do solo
Soja
Nematóide
NAL Thesaurus: Soil chemistry
Soybeans
Nematoda
Ano de Publicação: 2011
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
franchini.variabilidade.PDF443,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace