Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/907652
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Soja - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 29-Nov-2011
Tipo do Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CHAVES, D. P.
ZUCARELI, C.
OLIVEIRA JUNIOR, A. de
BALAN, L. C.
PRADO, L. A.
JORDÃO, L. T.
Informaçães Adicionais: DANILO PINCELI CHAVES, NIDERA SEMENTES; CLAUDEMIR ZUCARELI, UEL - Professor; ADILSON DE OLIVEIRA JUNIOR, CNPSO; LUCAS COSTA BALAN, UNIFIL; LENON AUGUSTO PRADO, UNIFIL; LUIZ TADEU JORDAO, UEM - Graduando.
Título: Eficiência agronômica de fontes de fósforo associadas à inoculação com Pseudomonas fluorescens na produtividade de grãos do milho.
Edição: 2011
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. Uberlândia: SBCS: UFU: ICIAG, 2011.
Páginas: 4 p.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Rizobactérias
Promotores de crescimento
Componentes de produção
Conteúdo: Visando a melhor eficiência agronômica relativa (EAR) do uso dos fertilizantes fosfatados, este estudo teve como objetivo avaliar o efeito de fontes de P associados à inoculação com Pseudomonas fluorescens via sementes na produtividade de grãos de plantas de milho. O experimento foi conduzido a campo, em esquema fatorial 6x2, em blocos casualizados, com quatro repetições. Foram aplicados 120 kg ha-1 de P via solo por meio de cinco fontes: Superfosfato Triplo (SFT), Gafsa, Itafós, SFT+Gafsa e SFT+Itafós, além do controle (sem P). As sementes foram submetidas a dois níveis de inoculação (com e sem) com Pseudomonas fluorescens da Estirpe 1008. Realizou-se a avaliação da EAR da produtividade de grãos. A inoculação de P. fluorescens no controle resultou em 87% de EAR. As aplicações de SFT+Itafós e SFT+Gafsa podem ser uma alternativa para os sistemas agrícolas, visando a menor utilização de fosfatos acidulados. O desempenho produtivo do milho não foi alterado pelas fontes de P e níveis de inoculação com P. fluorescens.
Thesagro: Milho
Inoculação
NAL Thesaurus: Corn
Seed inoculation
Ano de Publicação: 2011
Aparece nas coleções:Artigo em anais de congresso (CNPSO)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adilson.eficiencia.PDF166,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace