Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/907991
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Pecuária Sul - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: D'AVILA, P. P.
SUÑÉ, R. W.
MÜLLER, M.
MIELKE, L.
MACIEL, A. L. G.
Additional Information: RENATA WOLF SUÑÉ MARTINS DA SILVA, CPPSUL.
Title: Eficiência no uso da fita de perímetro torácico como aferidor do peso vivo em terneiras da raça Jersey na fase de aleitamento.
Publisher: In: REUNIÓN DE LA ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE PRODUCCIÓN ANIMAL, 22., 2011, Montevideo, Uruguay. Memorias... Montevideo: Asociación Uruguaya de Producción Animal, 2011.
Language: pt_BR
Description: Trabalhos a respeito de estimativas de peso corporal por métodos indiretos demonstram que equações de predição de peso corporal (PC) usando o perímetro torácico, são utilizadas mais freqüentemente do que outras dimensões do corpo, por esta medida apresentar forte correlação com o PC . Porém, existem evidências da necessidade de ajustes nas predições de animais do nascimento até os três meses, devido a menor correlação entre os dados da fita e peso vivo encontradas nesta fase. O presente trabalho realizado na Embrapa Pecuária Sul objetivou avaliar a correlação entre o peso da balança mecânica e o peso indicado na fita de perímetro torácico (PT). As avaliações foram realizadas semanalmente, do nascimento até o desaleite, aos 60 dias de idade, com 10 animas da raça Jersey. O peso foi aferido em balança mecânica e as medidas de PT foram tomadas com o animal em pé, membros devidamente posicionados, e a fita envolvendo a circunferência do tórax para leitura. A média e o desvio-padrão para as pesagens realizadas com balança (n=66; controle) e com a fita (n=66) foram de 39,83 ± 9,26 Kg e 40,39 ± 10,16 Kg, respectivamente. Houve diferença significativa (P<0,01) entre a pesagem controle e a realizada com a fita. A correlação de Pearson foi significativa (P<0,01) entre a pesagem controle e fita, com correlação de 0,948 (R). Desta forma, a pesagem com fita diferiu da pesagem com balança, mas pode ser utilizada desde que ajustada.
Thesagro: Gado Jersey
Ganho de Peso.
Data Created: 2011-11-30
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPPSUL)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
K56.pdf90.65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace