Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/910223
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: MODESTO JUNIOR, M. de S.
ALVES, R. N. B.
Additional Information: MOISES DE SOUZA MODESTO JUNIOR, CPATU; RAIMUNDO NONATO BRABO ALVES, CPATU.
Title: Sistema agroecológico de roça sem fogo em vegetação de capoeira para produção de mandioca, em Baião-Pará.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 8., 2011, Belém, PA. Anais... Belém, PA: SBSAF: Embrapa Amazônia Oriental: UFRA: CEPLAC: EMATER: ICRAF, 2011.
Language: pt_BR
Notes: Editores técnicos: Roberto Porro, Milton Kanashiro, Maria do Socorro Gonçalves Ferreira, Leila Sobral Sampaio e Gladys Ferreira de Sousa.
Keywords: Sistema Agroflorestal.
Description: O trabalho teve como objetivo demonstrar e analisar as práticas tecnológicas da Roça Sem Fogo e do Trio da Produtividade da Mandioca associado à aplicação da manipueira, calcário e rocha fosfatada, como tecnologias agroecológicas para produção de mandioca, para posterior implantação em SAFs sequenciais ou simultâneos na comunidade de Açaizal, em Baião, Pará. Foi avaliada a variedade de mandioca Taxi com os seguintes tratamentos:1. Trio da Produtividade da Mandioca (testemunha). 2. Trio da Produtividade da Mandioca + manipueira como adubo orgânico na dosagem de 24 m3/ha. 3. Trio da Produtividade da Mandioca + calcáreo dolomítico na dosagem de 1 t/ha. 4. Trio da Produtividade da Mandioca + rocha fosfatada na dosagem de 1 t/ha. 5. Trio da Produtividade da Mandioca + calcáreo dolomítico na dosagem de 1 t/ha + rocha fosfatada na dosagem de 1 t/ha. 6. Trio da Produtividade + NPK fórmula 10-28-20. A maior produtividade foi obtida com a aplicação de 1 t/ha de rocha fosfatada com 36,31 t/ha, representando um acréscimo de 36,86 % em relação à produtividade média da comunidade e de 202,58% em relação a média do município. Todos os tratamentos utilizados foram viáveis economicamente e podem ser utilizados pelos agricultores familiares. A Roça sem Fogo e o Trio da Produtividade associados ao uso de manipueira como adubo orgânico e à rocha fosfatada ou calcário como corretivos do solo revelaram-se como boas alternativas agroecológicas para produção de mandioca na comunidade de açaizal.
Thesagro: Inventário Florestal
Manipueira
Lenha
Rocha Fosfatada.
Data Created: 2011-12-19
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AII067.pdf347,62 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace