Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/910588
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SILVA, C. M. da
VASCONCELOS, S. S.
RAMOS, E. M. L. S.
CAPELA, C.
Additional Information: CAROLINA MELO DA SILVA, ALUNA UFPA; STEEL SILVA VASCONCELOS, CPATU; Edson Marcos Leal Soares Ramos, UFPA; CARLOS CAPELA, NATURA.
Title: Relação entre fatores abióticos e emissão de CO2 em sistemas agroflorestais com dendê em Tomé-Açu - PA.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 8., 2011, Belém, PA. Anais... Belém, PA: SBSAF: Embrapa Amazônia Oriental: UFRA: CEPLAC: EMATER: ICRAF, 2011.
Language: pt_BR
Notes: Editores técnicos: Roberto Porro, Milton Kanashiro, Maria do Socorro Gonçalves Ferreira, Leila Sobral Sampaio e Gladys Ferreira de Sousa.
Keywords: Emissão de co2.
Description: Apesar da importância do bioma Amazônico tanto por abrigar grande biodiversidade quanto por influenciar no regime de chuvas, esta região tem sido submetida a queimadas e a mudanças no uso da terra. Nesse contexto, os sistemas alternativos de cultivo, que buscam a produção sustentável ganham espaço, como os Sistemas Agroflorestais. Este trabalho teve como objetivo analisar a relação entre a emissão de CO2 pelo solo, a temperatura e a umidade do solo em dois sistemas alternativos de cultivo de dendê, adubadeira e biodiverso, em Tomé-Açu ? PA, na área onde está sendo desenvolvido o projeto Projeto Dendê em Sistemas Agroflorestais na Agricultura Familiar. O monitoramento de CO2, temperatura e umidade do solo foi realizado no período de dezembro de 2010 a maio de 2011, em 36 pontos em cada tratamento. A análise de Correlação de Pearson foi feita para verificar se existe correlação entre o dióxido de carbono e esses fatores abióticos, também uma análise de regressão foi realizada para gerar um modelo que mostre esta relação. Foi verificada correlação linear positiva entre CO2 e temperatura do solo nos dois tratamentos analisados, e correlação linear negativa entre o gás carbônico e a umidade do solo no sistema adubadeiras. No sistema biodiverso não foi verificada relação entre esses dois componentes. Pode-se concluir que os fatores abióticos analisados interferem de forma fraca no efluxo de CO2 do solo, no período estudado
Thesagro: Respiração do Solo
Temperatura
Umidade.
NAL Thesaurus: Amazonia.
Data Created: 2011-12-21
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BIII251.pdf377.34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace