Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/910590
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Oriental - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SANTOS, I. P. de O.
VASCONCELOS, S. S.
KATO, O. R.
BISPO, C. J. C.
SILVA, A. C. da
Additional Information: Izabela Penha de Oliveira Santos, ALUNA UEPA; STEEL SILVA VASCONCELOS, CPATU; OSVALDO RYOHEI KATO, CPATU; CARLOS JOSÉ CAPELA BISPO, NATURA; ANDRESSA CRISTINA DA SILVA, NATURA.
Title: Dinâmica de amônio e nitrato no solo em sistemas agroflorestais sob cultivo de dendezeiro na Amazônia Oriental.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE SISTEMAS AGROFLORESTAIS, 8., 2011, Belém, PA. Anais... Belém, PA: SBSAF: Embrapa Amazônia Oriental: UFRA: CEPLAC: EMATER: ICRAF, 2011.
Language: pt_BR
Notes: Editores técnicos: Roberto Porro, Milton Kanashiro, Maria do Socorro Gonçalves Ferreira, Leila Sobral Sampaio e Gladys Ferreira de Sousa.
Keywords: Amazônia Oriental
Amônio
Elaeis guineenses.
Description: A agricultura das ultimas décadas tem causando grandes alterações no solo, resultando na perda de produtividade e sustentabilidade dos sistemas de produção. Na Amazônia vem crescendo a procura pela matéria-prima do dendê (Elaeis guineenses) para a produção de biodiesel. O presente estudo objetivou analisar a dinâmica de amônio (NH4+) e nitrato (NO3-) em diferentes manejos do solo a fim de melhor compreender a ciclagem de nitrogênio em sistemas agroflorestais sob cultivo de dendê. Foi desenvolvido no município de Tomé-Açu, Pará, onde foram coletadas amostras de solo de 0-10 cm, no tratamento Adubadeiras (T1) e Biodiverso Mecanizado (T2), e, na área de referência. Em todos os tratamentos, o amônio foi mais abundante que o nitrato, podendo estar relacionado com a baixa disponibilidade de N, a uma preferência e captura dos microrganismos e vegetais por nitrato ou lixiviação desse. A taxa de mineralização tendeu a ser mais elevada quando comparada com a de nitrificação, em ambos os períodos de coleta, porém, sua maior atividade se deu na seca. Pode-se considerar que durante o período chuvoso, o excesso de água no solo pode inibir a ação dos microrganismos, diminuindo a mineralização do N. A aeração do solo durante o período seco e a acidez do solo podem ter retardado o processo de nitrificação. Conclui-se que a sazonalidade e o manejo do solo são potenciais fatores determinantes quanto à disponibilização de nutrientes aos sistemas, e, os sistemas aparentam deficiência no processo de nitrificação.
Thesagro: Mineralização
Nitrato
Nitrificação.
Data Created: 2011-12-21
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CPATU)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BIII267.pdf397,96 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace