Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/912347
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Amazônia Ocidental - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Authors: SOUZA, A.
LIMA, L. S.
COSTA, G. C. M.
SOUSA, N. R.
SILVA, G. F. da
PROCÓPIO, A. R. de L.
Additional Information: NELCIMAR REIS SOUSA, CPAA; GILVAN FERREIRA DA SILVA, CPAA.
Title: Seleção de bactérias endofíticas com potencial para controle biológico in vitro de Fusarium oxysporum f. sp. cubense.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE MICROBIOLOGIA, 26., 2011, Foz do Iguaçu. Resumos. Foz do Iguaçu: Sociedade Brasileira de Microbiologia, 2011. Resumo: 36-2.
Language: pt_BR
Keywords: Mal-do-Panamá.
Description: Controle biológico é o uso de organismos através de uma ação direta sobre outro antagônico, podendo este atuar por meio de antibiose, parasitismo, competição, predação, ou hipovirulência. O controle biológico tem sido utilizado em diferentes campos da biologia, principalmente na entomologia e fitopatologia, contribuindo em uma primeira fase na transição agroecológica para a redução do uso de agroquímicos. O mal-do-Panamá é uma doença endêmica por todas as regiões produtoras de banana do mundo, causada pelo fungo Fusarium oxysporum f. sp. cubense (E.F. Smith) Sn e Hansen., que apresenta alta capacidade de sobrevivência mesmo na ausência do hospedeiro. Uma forma de controle de F. oxiporum f. sp. cubense pode ser o uso de bactérias endofíticas com intuito controlar e inibir o desenvolvimento do mesmo. Deste modo o presente teve como objetivo selecionar bactérias endofíticas de bananeira para uso no controle biológico in vitro de F. oxysporum f. sp. cubense. Foram analisados 148 isolados obtidos de cultivares de bananeiras Pisang, FHIA18, BRS conquista, e Pacovan. O teste de antagonista in vitro entre F. oxysporum f. sp. cubense e bactétias endofíticas foi realizado em meio TSB. Fragmentos de micélio foram incubados à 28ºC (fotoperíodo de 12 horas) e após 3 dias crescimento as batectérias endofíticos foram inoculados e incubados à 28ºC (fotoperíodo de 12 horas) durante 4 dias. Das 148 bactérias avaliadas, nenhuma apresentou halo de inibição, contudo 18 apresentaram atividade antagônica contra F. oxysporum f. sp. cubense por competição. Os dados obtidos indicam que o agente de biocontrole apresenta boa capacidade de competição por espaço e nutrientes. Bactérias isoladas de bananeiras dos diferentes cultivares, apresentaram o mesmo potencial para controle de F. oxysporum f. sp. cubense, in vitro.
Thesagro: Controle Biológico.
Data Created: 2012-01-11
Appears in Collections:Resumo em anais de congresso (CPAA)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CBM362.pdf17,48 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace