Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/917068
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Pantanal - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 29-Fev-2012
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: CHRISTOFOLETTI, M. D.
PIOVEZAN, U.
DUARTE, J. M. B.
Informaçães Adicionais: MAURICIO D. CHRISTOFOLETTI, NUPECCE; UBIRATAN PIOVEZAN, CPAP; JOSÉ MAURICIO BARBANTI DUARTE, NUPECCE.
Título: Perfil de progestinas fecais durante a gestação de veado-campeiro (ozotoceros bezoarticus) no Pantanal brasileiro.
Edição: 2011
Fonte/Imprenta: In: ENCONTRO, 20.; CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE VETERINÁRIOS DE ANIMAIS SELVAGENS, 14., Campinas, 2011. Campinas: ABRAVAS, 2011.
Páginas: p. 18-21.
Idioma: pt_BR
Palavras-chave: Cervídeos
Reprodução
Conteúdo: A constante ameaça às populações de veado-campeiro (Ozotoceros bezoarticus) faz deste cervídeo uma espécie ameaçada de extinção, trazendo à tona a necessidade de mais estudos, principalmente relacionado à biologia e fisiologia reprodutiva. Sendo assim, os objetivos do trabalho foram: definir o padrão de excreção de progestágenos fecais durante a gestação do veado-campeiro e validar possível método não-invasivo para diagnóstico de gestação, com uso de análises endócrinas. Para isso, onze fêmeas da espécie foram capturadas, marcadas e receberam colares radiotransmissores no Pantanal, região da Nhecolândia. Elas foram acompanhadas mensalmente e tiveram sua fezes colhidas para caracterização hormonal da gestação, entre o período de agosto de 2008 a novembro de 2009. Foi observada a ocorrência de parto em sete fêmeas, as quais foram utilizadas na caracterização endócrina da gestação. As dosagens das progestinas fecais foram feitas por ensaio imunoenzimático. Os níveis das progestinas fecais durante o início da gestação foram semelhantes aos períodos não-gestantes, com aumento progressivo a partir do segundo terço da gestação até o momento do parto, decaindo após esse período aos níveis não-gestantes. Os níveis de progestinas fecais acima de 6 ?g/g de fezes são sugestivos de gestação.
Ano de Publicação: 2011
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CPAP)

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace