Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/918816
Title: Dinâmica do potencial redox em condições de alagamento em amostras de Latossolo Amarelo, textura média do Nordeste paraense.
Authors: MUNIZ, R. S.
TEIXEIRA, W. G.
BUENO FILHO, J. S. de S.
PEREZ, D. V.
BOARI, A. de J.
PINA, A. J. de A.
Affiliation: RODRIGO SONDERMANN MUNIZ, BOLSISTA DTI
WENCESLAU GERALDES TEIXEIRA, CNPS
JÚLIO SÍLVIO DE SOUSA BUENO FILHO, UFLA
DANIEL VIDAL PEREZ, CNPS
ALESSANDRA DE JESUS BOARI, CPATU
ANTÔNIO JOSÉ DE ABREU PINA, MARBORGES AGROINDÚSTRIA S.A.
Date Issued: 2011
Citation: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. [Uberlândia]: SBCS: UFU, ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
Description: Os Latossolos Amarelos textura média é a classe de solo predominante no nordeste paraense aonde a atividade do cultivo da palma de óleo (dendezeiro) que é uma atividade tradicional e em expansão. Um dos desafios para a expansão da palmicultura é a elucidação da etiologia do agente causal da anomalia conhecida como amarelecimento fatal. Entre as hipóteses que estão sendo testada é estsão os distúrbios provocados na solução do solo devido a alteração do potencial redox em condições de alagamento e consequentemente redução do oxigênio no solo. O presente experimento teve como objetivo estudar a variação do potencial oxirredução em amostras de um Latossolo Amarelo, textura média, distrófico submetido a condições de alagamento por um período de 60 dias. Adicionalmente se testou o efeito da homogeneização da amostras na avaliação do potencial redox. As amostras de solo foram coletadas numa área de cultivo de palma de óleo no município de Moju - PA, com incidência de amarelecimento fatal. Estas amostras posteriormente foram alagadas por um período de 60 dias. Durante este período, o potencial redox foi medido semanalmente . Os resultados mostraram que o potencial redox se reduz com o tempo de alagamento, sendo limitado por deficiência de carbono. Não houve diferenças significativas nas leituras do potencial redox com e sem homogeneização das amostras.A adição de uma fonte adicional de carbono (glucose) levou o potencial a valores de - 350 mV, nestas condições e com baixo valor de pH típico destes solos predominam as formas reduzidas de Fe, Mn e N que podem causar distúrbios fisiológicos a palma de óleo e outros cultivos.
Thesagro: Latossolo Amarelo
Dendê.
Keywords: Potencial oxirredução
Solo Reduzido
Solos Alagados
Palma de Óleo.
Language: pt_BR
Type of Material: Anais e Proceedings de eventos
Access: openAccess
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DINAMICADOPOTENCIALREDOXEMCONDICOES.PDF294,88 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace