Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/919214
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Solos - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: FONTANA, A.
PEREIRA, M. G.
BENITES, V. de M.
ANJOS, L. H. C. dos
Additional Information: ADEMIR FONTANA, CNPS; MARCOS GERVASIO PEREIRA, UFRRJ; VINICIUS DE MELO BENITES, CNPS; LÚCIA HELENA CUNHA DOS ANJOS, UFRRJ.
Title: Frações húmicas na classificação de horizontes diagnósticos de solos brasileiros.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIA DO SOLO, 33., 2011, Uberlândia. Solos nos biomas brasileiros: sustentabilidade e mudanças climáticas: anais. [Uberlândia]: SBCS: UFU, ICIAG, 2011. 1 CD-ROM.
Language: Portugues
Keywords: Classificação
Frações húmicas
Description: Com desenvolvimento do sistema de classificação de solos até o quarto nível categórico, busca-se a elaboração e padronização para os níveis hierárquicos mais inferiores (família e série). O trabalho tem como objetivo apresentar classes das frações húmicas para a classificação de horizontes diagnósticos no 5º ou 6º níveis categóricos (família e série) do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos - SiBCS. Foram utilizados 169 horizontes diagnósticos, distribuídos entre O e H hístico, A chernozêmico, A húmico e B espódico, sendo avaliados quanto à composição química, física e teores de carbono orgânico das frações húmicas. As propostas de classes estabelecidas para cada horizonte diagnóstico no 5º ou 6º níveis categóricos estão relacionadas ao C-FAH e C- HUM e, as relações C-FAH/C-FAF e C-EA/C-HUM. Para os horizontes O e H hístico apresenta-se classes com base na relação C-FAH/C-FAF. Nos horizontes A chernozêmico como base o C-HUM e a relação C- FAH/C-FAF e A húmico o C-FAH e C-HUM. Para os horizontes B espódico, apresenta-se classes a partir do C-FAH e das relações C-FAH/C-FAF e C-EA/C- HUM. A partir desta necessidade, tem-se apresentado propostas para estes dois níveis categóricos voltadas para as frações húmicas que compõem a matéria orgânica do solo. Valladares et al. (2003) sugerem a utilização das frações húmicas na ordem dos Organossolos com subdivisão de classes com base nos teores de carbono das frações ácidos fúlvicos (C-FAF) e ácidos húmicos (C- FAH) e na relação entre o carbono do extrato alcalino (C- EA) pela humina (C-EA/C-HUM) e assim, apresentada no SiBCS (Embrapa, 2006). Nesta mesma linha de pesquisa, Fontana et al. (2008a,b) em estudos com diversas classes e horizontes diagnósticos de solos, relatam que a distribuição das frações húmicas pode ser usada para o entendimento dos processos pedogenéticos e para a caracterização de solos no nível de ordens e de horizontes diagnósticos. Nestes estudos os autores têm destacado a utilização das frações húmicas nos horizontes diagnósticos H hístico, A chernozêmico e B espódico. O trabalho tem como objetivo apresentar classes das frações húmicas para a classificação de horizontes diagnósticos no 5º ou 6º níveis categóricos (família e série) do Sistema Brasileiro de Classificação de Solos - SiBCS.
Data Created: 2012-03-16
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPS)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
fracoes-humicas-na-classificacao-de-horizontes.PDF279,95 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace