Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/919463
Unidade da Embrapa/Coleção:: Embrapa Monitoramento por Satélite - Resumo em anais de congresso (ALICE)
Data do documento: 19-Mar-2012
Tipo do Material: Resumo em anais de congresso (ALICE)
Autoria: ZUCCARI, M. L.
QUARTAROLI, C. F.
SCANAVACA JUNIOR, L.
SILVA, E. M. DA
BACCI, D. DE LA C.
Informaçães Adicionais: MARIA LUCIA ZUCCARI, CNPMA; CARLOS FERNANDO QUARTAROLI, CNPM; LAERTE SCANAVACA JUNIOR, CNPMA; EDUARDO MENDES DA SILVA; DENISE DE LA CORTE BACCI.
Título: Relação das áreas verdes com a qualidade de vida em Salvador (BA).
Edição: 2011
Fonte/Imprenta: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ARBORIZAÇÃO URBANA, 15.; CONGRESSO IBERO-AMERICANO DE ARBORIZAÇÃO URBANA, 1., 2011, Recife. Anais... Recife: SBAU, 2011.
Idioma: pt_BR
Conteúdo: A utilização de imagens de satélite de alta resolução espacial para a classificação da cobertura das terras em ambientes urbanos pode fornecer dados úteis à análise ambiental dos espaços urbanos e gerar subsídios ao planejamento focado na gestão de microbacias. Os espaços urbanos necessitam de áreas verdes para equilíbrio de vários fatores, tais como microclima (conforto térmico e umidade relativa); qualidade do ar e da água; regulação do ciclo hidrológico, que ajudam a evitar enchentes; e a estética da paisagem. Para a cidade de Salvador que concentra a maior parte de sua economia nas atividades relacionadas ao turismo, tais fatores tornam-se ainda mais importantes porque os desequilíbrios ambientais podem levar ao declínio das mesmas. Também é muito importante a reflexão que envolve a distribuição homogênea das áreas com arborização e áreas vegetadas como desejável sobre todo o território urbano porque o encadeamento de todos os fatores citados eleva a qualidade da saúde física, social, e emocional da população e diminuindo as desigualdades sociais. Muitas vezes as áreas arborizadas estão concentradas apenas em parques e bairros com elevado nível socioeconômico. Estudos sobre essa distribuição devem ser realizados para fornecer subsídios ao planejamento e gestão, contribuindo também para a geração de conhecimento quando são comparados vários bairros ou municípios entre si.
Thesagro: Arborização.
Ano de Publicação: 2011
Aparece nas coleções:Resumo em anais de congresso (CNPM)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Quartaroli2.pdf176,47 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace