Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/handle/doc/921206
Research center of Embrapa/Collection: Embrapa Mandioca e Fruticultura - Artigo em anais de congresso (ALICE)
Date Issued: 2011
Type of Material: Artigo em anais de congresso (ALICE)
Authors: AZEVEDO, N. F. de
BARROS, D. L.
COELHO, E. F.
PAMPONET, A. J. M.
PORTO, G. M.
Additional Information: NILO FERREIRA DE AZEVEDO, UFRB; DAMIANA LIMA BARROS, UFRB; EUGENIO FERREIRA COELHO, CNPMF; ARTHUR JOSÉ MENDES PAMPONET, UFRB; GABRIEL MENDES PORTO, UFRB.
Title: Análise físico-químicas da bananeira prata anã, sobre diferentes lâminas e densidade de plantas.
Publisher: In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AGRICOLA, 40., 2011. Cuiabá. Geração de tecnologias inovadoras e o desenvolvimento do cerrado brasileiro: anais. Cuiabá: SBEA, 2011. 1 CD-ROM. CONBEA 2011.
Language: pt_BR
Keywords: Banana prata anã
Qualidade de frutos.
Description: A bananeira é uma fruteira tropical que está entre as mais consumidas no mundo. A escolha da variedade pelo produtor é conseqüência de alguns atributos dos frutos destas variedades como: sabor, vida útil e aparência. Este estudo teve por objetivo avaliar o efeito de quatro lâminas de irrigação (L1, L2, L3 e L4) e duas densidades de plantas sobre as características físico-químicas de frutos de bananeiras. O trabalho foi conduzido entre julho de 2009 a outubro de 2010, na área experimental da Embrapa Mandioca e Fruticultura, localizada no município de Cruz das Almas ? BA, utilizando a cultivar Prata Anã. Dentre as analises físicas foram avaliados características como: peso do dedo e penca, número de dedos, comprimento e diâmetro de dedo, além de umidade e Massa seca. Os parâmetros químicos avaliados foram: Sólidos Solúveis Totais (SST), Acidez Total Titulável (ATT), ratio e pH. Os dados das variáveis avaliadas foram submetidas à análise de variância. Os resultados levaram à conclusão de que não houve efeito das lâminas ou da densidade de plantas nas variáveis físico-quimicas avaliadas. Porém L3 e L4 resultaram em maiores médias absolutas das variáveis avaliadas, exceto para ratio e pH (L1), massa seca (L2).
Thesagro: Irrigação.
Data Created: 2012-03-30
Appears in Collections:Artigo em anais de congresso (CNPMF)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Analisefisiconiloferreiradeazevedo.pdf382,15 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open

FacebookTwitterDeliciousLinkedInGoogle BookmarksMySpace